Entenda o conceito de Arquitetura Digital na prática

Quem se interessa por tendências de decoração e design de interiores certamente tem que estar por dentro do procedimento de Arquitetura Digital. Esse conceito tem origem no grande boom vivido pelas novas tecnologias no mercado.

Afinal, você sabe como funciona essa abordagem? Entende a ideia de sua aplicação? Para ajudá-lo a compreender mais sobre o tema, preparamos este conteúdo contendo informações valiosas a respeito do assunto. 

Ao longo da leitura, além de saber o significado de Arquitetura Digital, vamos mostrar quais as principais vantagens de adotar esse método ao decorar seu lar. Separamos também quatro tecnologias envolvidas com o conceito para maior entendimento do tema.

Boa leitura!

Afinal, o que é Arquitetura Digital?

O conceito de Arquitetura Digital define-se como um aglomerado de tecnologias inseridas nos departamentos de construção. Ela reúne o conhecimento arquitetônico dos profissionais com o uso de recursos tecnológicos para desenvolver todas as etapas dos projetos.

Essa abordagem promove uma experiência diferenciada na apresentação das obras aos usuários. Eles conseguem entender com mais precisão e transparência cada detalhe do empreendimento. Inclusive como ficará o espaço para decorações.

Com a automatização dos processos e a inserção dessas ferramentas na rotina do arquiteto, há uma redução de erros e retrabalhos. Afinal, quando os desenhos, cálculos e medições são realizados manualmente, o tempo também se torna um inimigo. 

As projeções digitais das estruturas construídas garante que os ajustes sejam feitos rapidamente e antes do início das construções. Desse modo, o produto final é entregue como definido pelo cliente no começo.

Portanto, a Arquitetura Digital é um recurso que promove eficácia e eficiência no trabalho de arquitetos, designers de interiores e demais profissionais da área.

Como ela funciona na prática?

A Arquitetura Digital funciona como uma aliada que visa a facilitar o trabalho  dos profissionais. Ela muda a forma de criar os projetos, trazendo imersão nas obras por meio da realidade virtual

Por exemplo, imagine que o arquiteto utilizou plataformas digitais para elaborar uma construção no 3D da solução. Quando ele for apresentar o desenho, você precisará apenas de um óculos de realidade aumentada. Assim poderá entender todos os detalhes e sugerir melhorias antes da construção iniciar-se.

No entanto, para chegarmos a esse ponto é necessário que os profissionais se adaptem a essas mudanças. Desse modo, quem deseja implementar em sua rotina as práticas desse recurso primeiramente precisa:

• Saber ouvir o que seus clientes estão dizendo para poder aplicar as melhorias no momento certo;

• Não ser resistente em relação ao uso e imersão de novas tecnologias, pois elas vão ser aliadas valiosas;

• Aprender sobre programas de comunicação digital e buscar o domínio dos aplicativos que devem ser inseridos no ambiente de trabalho;

• Fazer investimento em formação para aperfeiçoar as habilidades e competências profissionais;

• Estar preparado para as mudanças que podem surgir.

Vantagens

A adoção da Arquitetura Digital é benéfica tanto para você, cliente, quanto para o profissional que desenvolverá o projeto. Veja abaixo três das principais vantagens:

• Reduz falhas e erros: Com o auxílio de recursos tecnológicos as chances de ter falhas, erros e retrabalhos diminui consideravelmente. Assim, o profissional consegue entregar um trabalho de qualidade em menos tempo e você recebe o que foi solicitado no início do projeto.

• Baixo investimento: O gasto com tempo e recursos é reduzido e, por consequência, não se fazem necessários grandes investimentos. O uso de softwares facilita o envio dos projetos por celular, e-mail e outros aplicativos de comunicação.

• Importante diferencial: Estar alinhado com as inovações digitais transmite mais valor para a imagem da empresa e atrai novos clientes.

Conheça as principais tecnologias envolvidas nesse conceito

Até aqui mostramos o que é Arquitetura Digital, como funciona e quais suas vantagens. Agora, falaremos sobre as tecnologias que rodeiam esse conceito e que estão inseridas na rotina inovadora do setor.

Confira na sequência informações sobre a aplicação de cada ferramenta na área:

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) atua na automatização dos ambientes, transformando as residências, sejam casas ou apartamentos, em espaços inteligentes. Utilizando apenas aplicativos de celular já é possível controlar tudo remotamente, como:

• A temperatura do ambiente, programando o ar-condicionado antes mesmo de chegar em casa;

• As luzes de todo o espaço, ótimo para economia de energia;

• Abrir e fechar as janelas para controlar a iluminação natural.

Esses são apenas alguns dos benefícios desse recurso. Agora, voltando ao início dos projetos, o arquiteto consegue usar simuladores para apresentar ao cliente essas soluções antes do início da construção. Desse modo, você consegue visualizar como ficaria a dinâmica da casa com os recursos.

Plataforma BIM

Considerada uma das grandes tendências da construção civil nos últimos anos, a plataforma BIM permite criar plantas inteligentes. Mas como isso funciona?

Essa é uma tecnologia que utiliza espaços tridimensionais (3D) para transformar a informação disponível no projeto. Ainda, a qualidade apresentada é extremamente alta e exigente em todos os aspectos. Esse fato torna a experiência do cliente ainda mais próxima da realidade.

Renderes ultrarrealistas

As ferramentas para renderes ultrarrealistas permitem que imagens em 2D sejam transformadas em projetos 3D. Dessa forma, ao trabalhar o espaço no computador, o arquiteto consegue tornar a visão mais realista com o novo modelo.

Inteligência Artificial

O uso de inteligência artificial (IA) e plataformas digitais tem por objetivo tornar os projetos cada vez mais precisos e ágeis. Segundo um estudo  recente da Tortoise Media, a IA já está presente em mais de 40% das empresas mundiais. 

Ainda quando aliada ao Machine Learning, a IA se torna mais consistente na coleta de dados e aprendizagem. Pensando na prática, o uso constante dos programas faz com que eles combinem e processem mais informações. 

É por conta desse processo de aprendizado que os resultados têm uma proximidade maior com a realidade. Por fim, por causa da estruturação dos registros, essa solução é considerada uma forte tendência para os próximos anos.

E então, conseguiu entender sobre a Arquitetura Digital? Se quiser mais conteúdos informativos sobre a área, basta acompanhar o blog da R. Yazbek. Estamos sempre nos atualizando e trazendo novidades para você!