Tudo que você precisa saber sobre cortina de vidro

As cortinas de vidro são uma ótima opção para quem quer expandir o apartamento e “fechar a sacada”. Elas são muito resistentes a atrito e aumentam a luminosidade e segurança do ambiente

Além disso, elas auxiliam na limpeza do lar, já que não é possível entrar poeira e chuva para o lado de dentro quando estão fechadas. 

Esse sistema é utilizado há muito tempo, mas vem se popularizando cada vez mais em projetos arquitetônicos que tem como objetivo dar a impressão que o apartamento é ainda maior. Quer entender o funcionamento da cortina de vidro? Então continue a leitura!

O que é uma cortina de vidro?

As cortinas de vidro também são conhecidas como janelas panorâmicas ou de visão total. Elas são tendência no mercado imobiliário e possuem o objetivo de dar a opção aos moradores de fechar a sacada ou a sala do apartamento, impedindo a entrada de sujeira e barulho.

Dessa forma, se o morador tem uma sacada e opta pela cortina de vidro, ele pode construir uma “segunda sala”, já que não tem perigo de estragar os móveis com chuva, por exemplo, aumentando significativamente a área útil do imóvel. 

Além disso, as chapas de vidro são laminadas ou temperadas. Ou seja, elas não possuem o risco de quebrar com algum impacto interno ou externo, mantendo a segurança dos moradores. 

Leia também: Cores do ano de 2022: descubra como inserir no seu projeto de decoração!

Quais os principais tipos de cortinas de vidro? 

Podemos citar três tipos de cortina de vidro para sacada ou sala, são eles:

  • Europeu: esse é o tipo mais recomendável e o mais utilizado em apartamentos. Ele permite a abertura total da janela e é muito adaptável a todos os tipos de espaço. As chapas de vidro são alinhadas em um único trilho e manipuladas por um pivô central. Logo, elas se recolhem 100% em algum dos cantos da janela;
  • Versatik: funciona como uma grande janela em que há duas folhas fixas e duas móveis. As folhas móveis se recolhem para as fixas, deixando uma abertura de 50%;
  • Stanley: esse é um outro tipo de cortina de vidro muito utilizado, no qual há diversos trilhos e todas as folhas se recolhem atrás de um painel fixo. 

Quais as vantagens desse sistema?

São diversas as vantagens da cortina de vidro para varanda. Citamos algumas delas abaixo:

  • são fáceis de limpar;
  • reduz consideravelmente ruídos externos;
  • protege contra poeira, chuva, frio e vento;
  • não altera a fachada;
  • permite visualização panorâmica da vista do apartamento;
  • oferece muita luminosidade;
  • Integra ambientes que antes eram separados;
  • aumenta e valoriza o apartamento.

Principais cuidados e manutenção 

Apesar de as cortinas de vidro serem muito práticas, existe uma certa manutenção como todos os sistemas que envolvem trilhos. Por isso, os cuidados que os moradores devem ter são: 

  • Manusear os vidros com cuidado e atenção: se um morador abrir ou fechar a cortina muito rápido, pode ser que ela saia do trilho. Ao mesmo tempo, se as folhas forem manuseadas muito lentamente, elas podem emperrar. Dessa forma, é necessário dosar a força toda vez que for manusear a cortina; 
  • Realize manutenções a cada 1 ano: o  ideal para a longevidade das cortinas é que sejam feitas manutenções periódicas a fim de verificar se o trilho não está enferrujado ou com algum problema, e se as folhas de vidro estão em bom estado.

Agora que você já sabe tudo sobre cortinas de vidro, dê uma olhada no portfólio da R. Yazbek, a melhor incorporadora de São Paulo, que entrega apenas apartamentos de alto padrão e nas melhores regiões da cidade, desde Vila Clementino até no Jardins. 

Possuímos apartamentos de todos os tipos e com todas as metragens quadradas, mas com a qualidade, tecnologia e inovação de sempre! Confira!