4 tendências de casas inteligentes e internet das coisas

A internet das coisas (IoT – internet of things) é o conceito que embasou o crescimento de uma forte tendência: a casa inteligente (smart house). De acordo com o estudoUnlocking the potencial of the Internet of Things”, publicado pela McKinsey Digital,  a IoT utilizada em residências gerará um impacto econômico entre $3,9 a $11,1 trilhões em 2025.

Se contra provas, não há argumentos; uma coisa é certa: a smart house veio para ficar. Neste artigo, explicaremos mais sobre esse conceito. Mostraremos também as vantagens e tendências para 2022. Acompanhe os próximos tópicos!

O que é uma casa inteligente?

A casa inteligente é um ambiente com vários objetos integrados, conectados à internet e controlados remotamente por meio de um smartphone ou tablet. Além disso, esses objetos interagem entre si e com o usuário com o auxílio de sistemas de transmissão de dados.

Mas quais itens ou sistemas domésticos fazem parte do conjunto de tecnologias de uma smart house? A lista é enorme: geladeiras, TVs, aquecimento de chuveiros e piscinas, máquina de lavar, persianas etc.

No Brasil, esse tipo de moradia ganhou ainda mais força com a chegada de assistentes de voz, como Siri, Alexa e Google Assistant. Essas tecnologias trouxeram praticidade para diversas atividades do dia a dia, como ouvir notícias, música ou apagar as luzes – tudo por meio de um simples comando de voz.

Quais as vantagens? 

A smart house não oferece apenas inovação tecnológica. Além das ferramentas digitais, o conceito entrega qualidade de vida e bem-estar para os usuários. Mas existem outras vantagens. Quais são elas? Veremos a seguir.

Segurança online

A casa inteligente tem dispositivos que monitoram as entradas, saídas e arredores da residência. O objetivo é gerar proteção contra invasões e roubos. Entre os dispositivos utilizados, estão: sensores de proximidade, câmeras, alarmes e leitores biométricos.

Existem sistemas que permitem a vigilância remota da moradia. Dessa forma, os proprietários não precisam estar em casa para identificar a entrada de pessoas desconhecidas e chamar os seguranças ou a polícia.

Outro modo que a smart house gera proteção é por meio de detectores de fumaça, vazamento de gás ou pane na rede elétrica. Se uma dessas situações ocorrerem, o dono do imóvel é acionado e sistemas automatizados entram em ação, como os sprinklers (no caso de incêndio).

Tecnologia acessível

Quando falamos em smart house, talvez venha à mente uma estrutura bem cara. Porém, é possível montar uma casa inteligente sem pesar demais no bolso. Existem soluções simples e baratas, como o acionamento inteligente de lâmpadas.

Com o auxílio de um smartphone ou dispositivo de comando de voz, o usuário regula a iluminação decorativa ou das lâmpadas principais dos ambientes internos. Há também a possibilidade de adquirir kits de produtos inteligentes que oferecem um bom custo-benefício.

Por outro lado, existem estruturas mais sofisticadas que pesam nas finanças – com as utilizadas em imóveis de alto padrão. Sendo assim, o preço para ter uma smart house depende de quanto o proprietário do imóvel está disposto a pagar. O ideal é realizar um planejamento. Para isso, se leva em conta as necessidades e o orçamento do proprietário ou da família.

Casa inteligente, quais as tendências para 2022?

O universo da Internet aliado com o conceito da transformação digital, está desenvolvendo muitas soluções para a casa inteligente. Por isso, a todo instante surgem novas tendências que visam o conforto e a praticidade dos usuários. A seguir, elencamos as principais novidades que prometem “invadir” a smart house em 2022.

 

  • Mais autonomia

Para gerar mais autonomia para a casa, muitas pessoas estão adotando os robôs de limpeza. Essas pequenas máquinas transitam pelos ambientes removendo qualquer sujeira que encontrem pelo caminho. Ao identificarem um tapete, realizam automaticamente a aspiração.

Um outro sistema que é implantado na garagem ou porta de entrada reconhece o morador assim que chega na residência. Logo, a tecnologia prepara os ambientes internos conforme o gosto do proprietário: temperatura, iluminação, música ambiente e por aí vai.

 

  • Sensores mais inteligentes

Outra tendência são os sensores inteligentes. Alguns desses dispositivos detectam o aumento da temperatura externa e a baixa umidade do solo do jardim. Dessa forma, os sistemas de irrigação são ligados automaticamente.

Será que a banheira e o piso da residência estão com uma temperatura agradável? Não é preciso se preocupar com isso. Os sensores aquecem o piso quando a temperatura externa ou interna está muito baixa. Já a água da banheira, o nível de aquecimento pode ser pré-programado para os horários que se costuma utilizá-la.

 

  • Comando de voz

No tópico anterior, citamos sobre o comando de voz e suas funcionalidades para a smart house. Apesar de já fazer parte da realidade desse tipo de moradia, continua sendo uma forte tendência para 2022. Mas quais são as novidades? A inserção dos conceitos de inteligência artificial e machine learning (aprendizado da máquina).

Com isso, os desenvolvedores dos dispositivos de comando de voz pretendem tornar a vida dos moradores muito prática. Em vez de ficar repetindo o que desejam, basta dizer uma vez que a assistente virtual armazena a preferência.

Daí, surgem algumas possibilidades, como: recomendações de conteúdos digitais, programas de TV ou filmes. Além disso, o sistema pode, por exemplo, exibir na smart TV a programação predileta todos os dias no mesmo horário.

 

  • Segurança 

A área de segurança também recebe muitas tendências para a casa inteligente. Uma delas é o uso de drone para o monitoramento de áreas externas. Ao detectar qualquer movimento, a máquina segue na direção dele, filmando cada detalhe. Além disso, aciona o alarme da residência, caso seja necessário.

Outra tendência são os sensores de portas e janelas. Esses dispositivos reconhecem quando são abertas ou fechadas, os vidros quebrados ou alguém entrar por elas. Então, enviam uma notificação para o smartphone do morador.

Há também a tecnologia de reconhecimento facial que é usada para acessar a residência. Funciona assim: os rostos dos moradores são registrados no sistema. Quando chegam em casa, basta aproximar a face para o dispositivo abrir a porta. Dessa forma, pessoas não autorizadas são impedidas de entrar.

Felizmente, as inovações para smart house continuarão a ser desenvolvidas. O resultado disso será muito positivo. Afinal, essas casas ficarão mais seguras, funcionais e sustentáveis. Quem sai ganhando com isso são os próprios donos.

O que achou do nosso artigo? Gostou de conhecer as tendências de 2022 para a casa inteligente? Então aproveite para conhecer os empreendimentos modernos e inteligentes construídos pela R. Yazbek!