Por que aplicar o Design Biofílico no seu apartamento?

Você sabe o que é design biofílico? 

Dia após dia, a ecologia e pautas ambientais tomam um papel de maior protagonismo no mundo da arquitetura. Assim, profissionais da área buscam desenvolver projetos sustentáveis e verdes para os ambientes com cada vez mais frequência. E é nesse contexto que o design biofílico entra como uma possível opção para a sua casa. 

O design biofílico é uma maneira ideal de unir a decoração com a natureza. Portanto, esse conceito pretende trazer para o local um ar saudável e ao mesmo tempo bonito, charmoso e moderno. Tudo que um bom projeto de arquitetura paisagista precisa ter para encantar.

Você sabe a melhor forma de utilizar o design biofílico? Neste artigo, vamos te mostrar em detalhes!

Siga a leitura!

O que é o design biofílico?

Antes de qualquer coisa, devemos compreender o que exatamente é o design biofílico. A origem do termo “biofílico” vem de “biofilia” que, quando traduzido do grego, se torna “amor à vida”  (bios = vida e philia = amizade ou amor).

Considerando esse contexto, design biofílico busca trazer a natureza para o desenho arquitetônico de maneira consciente, criando um habitat sustentável que seja confortável, bonito e verde em proporções equivalentes.

Dessa maneira, quando estamos em um ambiente biofílico, nossa mente naturalmente cria uma conexão entre o espaço com o mundo natural. 

3 principais vantagens da arquitetura biofílica

Mas quais motivos tornam o design biofílico tão especial e popular na arquitetura? Abaixo, vamos te mostrar! Confira:

Potencializa o bem-estar 

Uma tarde na natureza, vendo a paisagem e respirando um ar puro é tudo de bom, não é mesmo? Agora imagine ter essa sensação diretamente do conforto da sua casa? 

Esse é um dos principais diferenciais do design biofílico: o bem-estar que um ambiente verde pode trazer para você e sua família. 

Aumenta a criatividade e a produtividade 

Muitas pessoas viajam até lugares ermos cheios de verde para conseguir fugir da correria da cidade grande e trabalhar melhor. Com o design biofílico, você não precisa sair de sua casa para atingir esse objetivo. 

A arquitetura cheia de plantas inspira! Portanto, contar com esse projeto em sua residência te ajudará a explorar a criatividade e produtividade. 

Reduz o estresse 

Por fim, chegar em casa e se sentir totalmente acolhido por um ambiente verde e aconchegante que o design biofílico oferece pode ser o que você precisa para botar o pé no freio e desestressar. 

Após um dia cansativo de trabalho, essa sensação de paz ao olhar a decoração cheia de vida verde trará a tranquilidade necessária para reduzir o estresse.

Como aplicar o design biofílico no seu apartamento?

Proporcione maior contato com a natureza

O principal objetivo do design biofílico é trazer uma maior interação entre o residente com a natureza. Portanto, o primeiro passo que você deve tomar é tornar essa dinâmica o mais próxima possível. 

Para isso, nossa dica é que você aposte em estruturas que incentivem um contato maior das pessoas residentes com as plantas. Hortas ou jardins verticais são excelentes exemplos para esse objetivo. 

Garanta o estímulo aos 5 sentidos

Um bom ambiente com design biofílico tem o poder de estimular nossos cinco sentidos. Optando por esse tipo de decoração, é possível aguçar:

  • A audição, por meio de pássaros que eventualmente surgirão no jardim; 
  • O olfato, através dos cheiros das flores e das hortaliças frescas colhidas na horta. E o paladar ao comê-las;
  • O tato, ao cultivar manualmente flores e plantas;
  • Por fim, a visão, considerando a belíssima paisagem no seu próprio apartamento.

Promova a melhor circulação de ar no ambiente

Quando passamos uma grande parte de nossos dias fechados em um escritório, por exemplo, normalmente gostamos de fazer aquela tradicional “pausa para tomar um ar”. Essa necessidade se dá por um fator: respirar novos ares é uma necessidade do ser humano.

Através do design biofílico, a circulação de vento é um dos pontos mais importantes para o desenvolvimento do projeto. Sendo assim, falamos de um tipo de decoração que aposta em portas de correr que se abrem para área externa, sistemas HVAC, claraboias e é claro, muitas janelas. Tudo isso para manter o local sempre arejado e confortável. 

Favoreça a entrada de luz natural

A entrada de luz natural é um dos principais pilares para o tão comentado bem-estar que o design biofílico oferece. Sendo assim, o projeto prioriza muito essa questão.

Sendo assim, dispositivos de proteção solar e orientação de janelas/paredes considerando a posição do sol são essenciais, visando a aproveitar o máximo possível a luz do dia. Tubos solares ou átrios de vários andares também são boas alternativas para permitir a entrada de iluminação natural

Utilize paredes e telhados verdes

Por último, mas não menos importante, as paredes e telhados verdes são muito importantes para uma arquitetura do local sustentável. Esses elementos, além de somarem no aspecto visual, também melhoram o meio ambiente de maneira geral. 

Como? Essas fachadas verdes posicionadas sobre uma parede viva, por exemplo, ajudam a reduzir os impactos da ilha de calor humano. Com isso, temos o fator de resfriamento que quebra a penetração de luz solar, garantindo o conforto térmico na residência.

Conheça o R.Yazbek!

Como vimos ao decorrer do conteúdo, o design biofílico é um tipo de decoração perfeito para quem busca opções sustentáveis para o ambiente residencial ou corporativo. 

Especialmente considerando a crescente popularidade dos projetos sustentáveis, contar com esse tipo de arquitetura para o seu espaço pode trazer um fator insubstituível quando estamos procurando um lugar para morar: conforto e qualidade de vida.   

Nesse cenário, o R. Yazbek surge como uma construtora de empreendimentos imobiliários que há mais de 25 anos desenvolve projetos pensados para trazer a natureza ao ambiente. Sendo assim, temos o know-how necessário para te entregar um design biofílico ideal, atendendo a todas suas expectativas e especificações. 

Ficou interessado? Veja nosso portfólio e conheça melhor o trabalho do R.Yazbek. Acesse o link para mais!