Quais são os melhores tipos de fechaduras para o seu apartamento?

Você já deve ter percebido que existem alguns tipos de fechaduras, certo? Especialmente, na hora de escolher o modelo para o seu apartamento, a dúvida pode virar aflição: afinal de contas, você deseja a melhor delas para garantir mais segurança a você e à sua família.

Por isso, vamos te dar uma ajudinha: neste post, vamos apresentar alguns dos melhores tipos de fechaduras para instalar na sua residência. Confira!

6 tipos de fechaduras que você precisa conhecer

Vamos começar descobrindo os modelos mais usados no mercado? A seguir, a gente selecionou alguns tipos de fechaduras para considerar a instalação no seu lar!

1. Entrada

A fechadura de entrada é aquela que tem mais indicação de uso na porta principal das residências. Ou seja: vai ser a mais exigida e, possivelmente, vai receber o maior tráfego de pessoas.

O que, consequentemente, demanda uma aplicação mais reforçada ao material desse, que é conhecidamente um dos melhores tipos de fechaduras para casas e apartamentos.

Além disso, outra característica importante: a fechadura de entrada deve possibilitar que a porta seja trancada, e destrancada, de ambos os lados.

2. Tetra

A fechadura Tetra é outra que tem grande apelo popular no mercado. Mas ela ainda é conhecida por muitas pessoas como uma solução complementar à tranca principal das portas.

Até por isso, é tão comum encontrar esse tipo de fechadura sendo instalado logo acima da fechadura principal.

3. Multipontos

Quer conhecer outro dos melhores tipos de fechaduras do mercado? Então, fique por dentro do modelo de multipontos. Ele ficou conhecido como uma espécie de evolução da fechadura Tetra porque tem mais durabilidade, resistência e capacidade de segurança.

Seu investimento, também, é superior ao modelo que, popularmente, ela veio para “substituir”.

4. Gorges

A fechadura Gorges já não é mais tão usada, mas sua fama já foi imortalizada em filmes e desenhos animados: sabe aquelas cenas em que os personagens espiam através da fechadura? Pois então, essa é a fechadura Gorges.

E embora sua aplicação não seja recomendada para as portas principais, a Gorges ainda tem o seu valor — decorativo e estético — em ambientes internos.

5. Travamento

Travamento é um modelo de fechadura que ganhou mais apelo por ser usado como um reforço à fechadura de entrada. Até por isso, é um tipo de fechadura bastante comum em áreas de entrada, como:

• portas principais de casas e apartamentos;

• garagens;

• estabelecimentos comerciais.

Vale a pena considerá-la, então, especialmente por conta da sua grande durabilidade e resistência.

6. Eletrônicas

A versão contemporânea dos melhores tipos de fechaduras passa pela abertura digital. Ou seja: você não usa uma chave para abrir a porta, mas:

• senhas numéricas ou alfanuméricas;

• combinações;

• biometria;

• reconhecimento facial;

• entre outras possibilidades.

E isso se complementa pela possibilidade de conectar esse modelo a outros sistemas de automação, criando uma integração ainda maior com o seu lar.

Veja também: tendências para ambientes integrados

Como escolher a fechadura adequada para seu apartamento?

Talvez você já deve ter percebido que suas decisões em torno do melhor tipo de fechadura residem em diversos fatores. Não em um apenas, portanto.

Um aspecto crucial é o local de utilização da fechadura. Se ela vai ser instalada na porta de entrada, foque em resistência, durabilidade e segurança, acima de tudo.

Em áreas internas, como quartos e banheiros, você pode focar mais, provavelmente, no design da peça. Mas sem abrir mão da funcionalidade, logicamente.

Mas também vamos te ajudar a fazer boas escolhas aqui. E principalmente agora, que ficou claro quais são os melhores tipos de fechaduras. Confira, abaixo, nossas dicas para você aprender como escolher a fechadura adequada para seu apartamento!

Design

O design importa, e muito, pois ele vai dialogar diretamente com todo o estilo de decoração do seu apartamento. Então, avalie sempre os melhores tipos de fechaduras para combinar com:

• o estilo de decoração do lar;

• o material da porta;

• a necessidade de segurança para abrir e fechar a porta.

Uso e funcionalidade

Lembre-se que, quanto mais você usar uma fechadura, mais ela vai se desgastar, afetando sua vida útil. Portanto, certifique-se de que as portas que mais serão abertas e fechadas (e trancadas) possuem a funcionalidade devida para suportar o tráfego cotidiano de pessoas e chaves passando por elas.

Veja também: conheça a importância do laudo de vistoria de imóvel

Ambiente

Aqui, não há muito segredo, pois foi como havíamos adiantado: onde você vai instalar a fechadura? Em uma área externa? Interna? No banheiro?

Saber as respostas para essa pergunta vai ajudar a nortear as suas escolhas em torno dos melhores tipos de fechaduras.

Saiba também: entenda o que é um apartamento duplex

Resistência e qualidade

Você sabia que existem classificações em torno do uso e aplicação das fechaduras? Esse modo de avaliação vai de 1 a 4 e pode te ajudar nas decisões:

• Grau 1 é mais usado em ambientes internos;

• Grau 2 tem mais aplicação em locais internos, também, mas com características distintas. Por exemplo: muita umidade, o que a torna ideal para cozinhas e banheiros;

• Grau 3 é considerado para a instalação em portas de áreas externas, mas com condições típicas de temperaturas;

• Grau 4 é o modelo mais resistente de fechaduras. Ele é normalmente usado para áreas externas e com alto grau de impacto ao material, como a maresia em regiões litorâneas, por exemplo.

Medida e tamanho da fechadura

O tamanho e as medidas da fechadura também impactam na segurança e uso do dispositivo. E elas são definidas da seguinte maneira para diferentes materiais. 

Em portas de madeira    Em portas de madeira
40 mm    19 mm
45 mm    21 mm
50 mm    29 mm

Saiba mais: aprenda tudo sobre o estudo de viabilidade técnica

Segurança

Você pode considerar a classificação geral para escolher as melhores fechaduras para o seu apartamento, sendo:

• mínima, para as portas internas;

• média, para as portas externas e as anteriores;

• alta, para mais tipos de portas e entradas externas, além das funções acima mencionadas;

• muito alta;

• máxima.

Com isso, você já sabe tudo o que precisa a respeito dos principais tipos de fechaduras e como escolher as ideais para o seu lar dos sonhos.

E por falar no seu mais novo apartamento, clique aqui e conte com a nossa ajuda para você encontrar o seu próximo apartamento!