Qual a diferença entre studio residencial e não residencial? Vale a pena investir nesses tipos de imóvel?

O studio residencial é a tendência dos últimos anos para quem procura ótimas opções de investimento com aluguel fixo. Inserido no mesmo conjunto que loft, esse tipo de moradia agrada às pessoas por oferecer um espaço aconchegante.

Eles também proporcionam a garantia de segurança e outros benefícios de um condomínio. Outra opção para investir são os studios não residenciais destinados ao aluguel de temporada. 

Se você é investidor ou quer começar a investir nesse segmento, studios são boas alternativas para ingressar no mercado imobiliário. No artigo de hoje vamos ajudar a entender melhor o que é um studio residencial e mais:

  • Qual a diferença entre studio e o loft?
  • O que é um studio não residencial?
  • Quais são os benefícios de investir em um studio?

O que é um studio residencial?

O apartamento tipo studio é um imóvel compacto que possui ambientes integrados e confortáveis para viver. Em razão de sua tendência minimalista, é uma boa opção de investimento para muitas pessoas.

As divisórias entre cômodos são poucas, delimitando apenas quartos e banheiros, os demais utilizam a própria decoração como recurso. Mesmo não existindo uma metragem exata para definir o tamanho do imóvel, a média fica entre 24  m² e 50 m².

Podemos ressaltar que este tipo de investimento é mais acessível para quem está iniciando, além de atender diferentes perfis. Uma pesquisa do Secovi, publicada no InfoMoney, apontou que em 2019 os studios representavam 58% das vendas imobiliárias em SP.

Qual a diferença de um studio para um loft?

A principal diferença entre studio e loft é o tamanho, o loft tende a ser maior, a partir de 50 m². Existem outras características que afastam os dois tipos de apartamentos, por exemplo:

  • Lofts possuem menos divisórias que um studio e, em sua maioria, têm origem em antigos galpões, depósitos e armazéns;
  • Uma das características essenciais do loft é a presença de janelões, eles favorecem a ventilação e a iluminação natural do espaço;
  • Os lofts costumam ter pé-direito duplo alto para a instalação de mezaninos e é nesse local que costumam ficar o quarto ou a suíte.

O que é um studio não residencial?

Os apartamentos não residenciais são destinados aos investidores que apostam no aluguel por temporada. Ou seja, esses imóveis possuem especificações que os diferenciam de um residencial convencional, por exemplo:

  • A portaria é independente, assim como o elevador, logo não há conexão com a parte residencial, apesar de fazerem parte do mesmo edifício;
  • As áreas comuns de condomínio também são divididas, sendo a parte da locação por temporada menor. Em alguns casos, não possui garagem, e esses detalhes impactam no valor do imóvel e nas taxas do condomínio.

Como vantagem, esse tipo de investimento garante rentabilidade maior que aluguéis fixos de longo prazo. Porém, existem algumas regras que precisam ser seguidas, como estar em conformidade com a Lei do Inquilinato.

Ainda, nem todos os condomínios permitem o uso comercial, que o aluguel de temporada configura. Portanto, é importante estar atento na hora de encontrar o imóvel que vai otimizar seus investimentos.

7 benefícios de investir em studios

Praticidade, mobilidade e liberdade são as principais vantagens associadas aos studios residenciais, mas existem outras que mostraremos neste tópico, confira:

  • Investimentos mais acessíveis;
  • Atende a diferentes perfis;
  • Facilidade de ser alugado;
  • Localização privilegiada;
  • Manutenções mais baratas;
  • Conforto na medida certa; 
  • Ótimo custo benefício.

Abaixo explicaremos cada um desses motivos para que você invista em studios:

Investimentos mais acessíveis

A falta de condições para os pagamentos à vista leva muitas pessoas a considerarem os studios como opções assertivas. Isso ocorre porque o custo inicial é baixo, resultado da sua metragem que não ultrapassa os 50 m².

Os apartamentos comuns possuem uma área aproximada de 65  m², ou seja, o dobro de um studio. Em decorrência disso, o valor de investimento é elevado, não havendo espaço no mercado imobiliário para negociações.

Podemos dizer aqui que os studios na planta são ótimas opções por conta dos preços acessíveis. Apesar de ser tendência e estar crescendo, é excelente para quem está iniciando ou para pequenos investidores.

Atende a diferentes perfis

As possibilidades para locação de um apartamento studio para morar são variadas, dando ao proprietário diferentes perfis de inquilino. Entenda alguns exemplos de pessoas que podem alugar seu imóvel:

  • Estudantes universitários com poucos recursos que precisam mudar de cidade para estudar.
  • Profissionais que não pretendem mudar com a família toda de cidade por conta do emprego. Aí eles alugam um apartamento para ficar durante a semana e nos fins de semana retornam aos seus lares.
  • Pessoas que moram sozinhas e que não necessitam de grandes espaços.

Facilidade de ser alugado

Apostar nesses imóveis menores e que facilitam a rotina do dia a dia garante aos investidores uma chance maior de locação. As pessoas buscam por locais que sejam próximos de seus trabalhos ou escolas e que não demandem muito esforço doméstico.

Os investidores que desejam aumentar o retorno financeiro precisam que o dinheiro renda com mais facilidade. Studios residenciais e não residenciais oferecem essa oportunidade rentável.

Localização privilegiada

A localização dos edifícios com studios costuma ser em centros urbanos, aumentando a mobilidade dos locatários. Por exemplo, se você quer apostar na oferta para universitários, invista em imóveis próximos às universidades.

Outros recursos essenciais devem ser considerados também, como: hospitais, farmácias, supermercados, metrô, etc. Se conseguir um prédio bem localizado, a probabilidade de encontrar inquilinos e esses ficarem mais tempo vai aumentar.

Manutenções mais baratas

Além do espaço menor ser mais aconchegante e fácil de manter organizado, os studios também representam manutenções mais baratas. Veja com exemplos a praticidade desses locais:

  • Não demandam muito tempo para a limpeza e o pouco espaço favorece para manter tudo em ordem;
  • Se a pessoa contar com serviços profissionais para as manutenções necessárias, o valor investido será menor.

Conforto na medida certa

Conforto não significa que a casa precisa conter acomodações enormes, e os studios são prova disso. O conceito aberto permite que os moradores disponham os móveis de forma que contribua para a divisão de espaços.

Desse modo, além de proporcionar aconchego, eles são mais fáceis de manter organizados e não há exageros. É praticidade e simplicidade na medida certa oferecidas por apartamentos studios. 

Ótimo custo-benefício

Em relação ao custo-benefício, os studios são considerados os mais práticos e acessíveis. Vale ressaltar que eles também contam com infraestrutura completa, como academias, espaços de lazer, segurança, etc. 

Os empreendimentos que apresentam variedade de recursos costumam ser valorizados, dando um bom retorno aos investimentos. Portanto, se você estiver indeciso quanto às melhores opções de imóveis para renda extra, os studios podem ser uma boa alternativa.

Mas qual escolher? Studios na planta ou apartamento studio pronto para morar? Independentemente da escolha, você deve contar com uma construtora e incorporadora responsável.

A R. Yazbek oferece mais do que metros quadrados, ela te mostra a oportunidade de rentabilidade financeira com empreendimentos imobiliários. Conheça nosso portfólio e encontre o investimento certo para você!