Seu lar mais aconchegante nesse inverno com o piso aquecido

Você já ouviu falar em piso aquecido? Essa tecnologia, que está ganhando cada vez mais popularidade no Brasil, é a opção perfeita para manter o seu lar mais confortável e aconchegante nos dias de inverno. 

Se você valoriza o bem-estar da sua família, precisa conhecer esse sistema que está substituindo os aparelhos de arcondicionado e os aquecedores tradicionais. Neste artigo, vamos explicar todos os detalhes sobre seu uso e instalação. Acompanhe.

O que é piso aquecido? 

O piso aquecido, também chamado de ou piso térmico, é um sistema de climatização instalado embaixo do pavimento. Além do aquecimento de chão, sua função é proporcionar conforto térmico para todo o ambiente. Afinal, o  piso quente aumenta a temperatura dos cômodos em que é instalado, mas sem alterar a composição do ar. Trata-se de uma alternativa ao arcondicionado, que resseca muito o ambiente e tem custo muito maior de manutenção. 

O aquecedor de chão também proporciona mais conforto em diferentes situações. Além da possibilidade de circular em casa com os pés descalços, ele pode criar um ótimo banheiro climatizado, ser colocado no quarto das crianças para brincarem no chão, e assim por diante. 

Muito comum em países frios, há poucos anos o piso aquecido começou a ganhar espaço no Brasil. Afinal, trata-se de um dos sistemas mais eficientes e modernos de calefação do mundo, que tem instalação relativamente simples e manutenção bastante viável. 

Como esse sistema funciona? 

O funcionamento do piso aquecido pode variar, pois há dois tipos de modelos. O mais comum é o sistema de aquecimento elétrico, mas muitos imóveis de alto padrão também podem ter instalações hidráulicas.  

Nos dois casos, os moradores podem controlar a temperatura desejada para o chão. A lógica por trás da climatização parte de uma lei básica da física, em que o ar quente sobe e se espalha suavemente pelo cômodo. 

O calor irradiado do aquecedor de piso proporciona uma excelente sensação de conforto. Enquanto os pés ficam aquecidos, o ambiente esquenta naturalmente. Com isso, não há aquela sensação de desconforto e “sufocamento” comum nos locais aquecidos com ar condicionado. 

Nesse sentido, o piso que esquenta não move partículas de pós e preserva a umidade do ar, sem queimar oxigênio como ocorre em outros aquecedores. Ao mesmo tempo, ele ainda ajuda a evitar umidade. 

Para entender melhor a lógica por trás do piso aquecido e como funciona, confira no próximo item quais são as particularidades mais importantes dos sistemas elétricos e hidráulicos de aquecimento. 

Os tipos de piso aquecido 

Como citamos, há dois tipos principais de piso aquecido. Cada tecnologia possui características próprias, e sua escolha varia de acordo com o tamanho da residência e o tipo desejado de obra no imóvel. Entenda:

Sistema hidráulico

sistema hidráulico

O sistema de aquecimento de casa hidráulico consiste em uma tubulação, que fica disposta embaixo do contrapiso. Nela, circula a água aquecida por uma caldeira. Inclusive, o calor pode ser reaproveitado no aquecimento do restante da água da residência. 

Menos comum, essa alternativa é mais utilizada em imóveis grandes, maiores que 400 m² ,pois o sistema de caldeira demanda mais energia para funcionar. Por isso, ele acaba valendo mais a pena só em grandes áreas. 

Sistema elétrico

sistema elétrico

Já o piso aquecido elétrico pode ser composto por manta ou cabos calefatores. A primeira opção é mais usada em reformas, já que pode ser usada em contrapisos menores. Já a segunda é indicada para construções, pois exige um contrapiso de 2 cm.

O controle de temperatura é feito em um termostato digital, que permite programar o calor de forma precisa e distribuí-lo de maneira individualizada para cada ambiente. Graças a sua flexibilidade, essa é a tecnologia mais utilizada no mercado imobiliário de alto padrão. 

Quais as vantagens do piso aquecido? 

O grande benefício do piso aquecido está justamente na sua qualidade de climatização. Afinal, ele é muito mais eficiente, confortável e seguro que o ar-condicionado. Somado a isso, ainda há outras vantagens importantes, como:

• Você pode instalar apenas nos cômodos que desejar, de acordo com o seu orçamento ou suas preferências para o aquecimento;

• O sistema mantém a mesma temperatura em todo o cômodo, pois propaga o calor de cima para baixo;

Trata-se de uma tecnologia segura e que é tendência nas residências de alto padrão, capaz de agregar mais valor ao imóvel;

• Como o ar aquecido também esquenta as paredes, a tecnologia também previne problemas como bolor e mofo;

• Graças ao aquecimento do piso e das paredes, as camas, roupas e demais elementos do lar também ficam mais aconchegantes.

Outro ponto importante sobre o piso aquecido está na facilidade de instalação e na exigência relativamente baixa de manutenção. Entenda no próximo item como os dois tipos de sistemas são instalados. 

Como funciona a instalação?

Para entender como fazer piso aquecido na sua residência, primeiro consulte uma empresa especializada na instalação. Com ela, você vai definir os ambientes, o revestimento e o sistema de aquecimento ideais para as suas necessidades. 

Em geral, o processo de colocação envolve um isolamento lateral de calor no perímetro de instalação, argamassa autonivelante sob o piso e polietileno entre o solo e o piso, para evitar umidade neste espaço. 

Como citamos, os sistemas hidráulicos são mais indicados para residências maiores. Já os cabos calefatores exigem um contrapiso maior, sendo mais recomendados para construções. Por sua vez, se você fizer uma reforma pode ser mais vantajoso instalar uma manta elétrica.

Quanto à manutenção, o piso aquecido elétrico tem seus dispositivos trocados, em média, de dois em dois anos. Já no modelo hidráulico, recomenda-se a troca da água a cada três anos, por conta dos elementos químicos presentes na tubulação. 

Quais os melhores pisos aquecidos? 

Um dos pontos mais importantes para considerar na hora de instalar o sistema é justamente o tipo de piso aquecido. Afinal, os diferentes tipos de revestimentos disponíveis no mercado se comportam de maneira diferente sob o calor. 

Em geral, as opções mais recomendadas são os pisos frios, pois transmitem melhor o aquecimento de baixo para cima. Contudo, também é possível optar por outras opções. Confira as principais e suas características:

• Cerâmica e porcelanato: são boas opções de piso aquecido, pois conduzem bem o calor. Além disso, não se expandem nem se contraem com as mudanças térmicas, o que evita rachaduras;

• Madeira: a madeira exige mais cautela na instalação. Trata-se de um material natural que se contrai e se expande na medida em que a temperatura muda. Por isso, o sistema adotado deve distribuir o calor suavemente;

• Laminado: o piso laminado é feito de derivados da madeira. O mais comum é o HDF. Ao contrário do material natural, ele não trabalha tanto com o frio e com o calor. Por isso, é mais indicado para o aquecimento;

• Vinílico: feito de vinila ou PVC, esse tipo de piso esquenta e esfria rapidamente. Graças à sua ótima condutividade térmica, o aquecimento se distribui mais uniformemente e de maneira rápida. Também é uma boa opção de piso aquecido;

• Pedra natural: mármore, granito e arenito são menos porosos e conservam mais o calor nos cômodos fechados. Graças a essas características, eles são mais resistentes que o porcelanato e a cerâmica quando aquecidos.

Gostou de conhecer as características e vantagens do piso aquecido

A R. Yazbek conta um portfólio de alto padrão com diversas unidades equipadas com essa tecnologia. Clique aqui, explore nossos imóveis e garanta mais bem-estar e qualidade de vida no seu dia a dia!