Como escolher uma residência com luxo sustentável?

A mistura entre opulência e sustentabilidade vem se tornando realidade entre os empreendimentos imobiliários. Isso se deve à tendência chamada luxo sustentável, que une imóveis tecnológicos e modernos com a conscientização do meio ambiente.

Mas como seria uma casa sustentável? O que considerar na hora de escolher um novo lar para sua família? Quais opções o mercado oferece nesse setor? 

Continue a leitura e vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o tema e elencar as características que transformam o imóvel para consumo consciente

Boa leitura!

O que é luxo sustentável?

O luxo sustentável é um conceito que surgiu conforme a conscientização das pessoas em relação ao meio ambiente aumentava. A ideia combina empreendimentos de alto padrão com os três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

• Tornando-se uma tendência, casas e apartamentos sustentáveis estão sendo a maior escolha entre os que procuram imóveis para comprar. Pesquisas desenvolvidas pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica apontam que:

• 57% dos entrevistados procuram imóveis sustentáveis, que sejam integrados com a natureza de alguma forma e 56% pagariam mais para ter acesso ao recurso.

Desse modo, as incorporadoras, construtoras e arquitetos vêm utilizando técnicas com baixo impacto na natureza, além de matérias-primas recicláveis. 

Como escolher um apartamento sustentável?

O projeto de uma casa sustentável deve considerar as principais técnicas do mercado. São elas:

• Painéis solares;

• Lâmpadas de LED;

• Consumo inteligente de água;

• Luz natural;

• Áreas verdes.

Em imóveis de alto padrão, os recursos mesclam o estilo moderno com a preservação da natureza. A tecnologia, nesse contexto, se tornou ainda mais necessária, pois permite a automatização de diversas tarefas domésticas.

Confira abaixo mais detalhes sobre essas técnicas e encontre a melhor opção de moradia para você.

Uso de painéis solares

A energia solar já é usada em muitas residências e, realmente, é indispensável para aqueles que desejam aproveitar os recursos naturais. O aproveitamento da luz solar pode servir para aquecimento de piscinas e chuveiros, reduzindo o uso de fontes de energia poluentes.

Esse é um investimento relevante para construtoras e incorporadoras que desejam aliar modernidade com o sustentável. Lembrando que a energia solar é um recurso renovável e uma fonte limpa de fornecimento.

Consumo inteligente de água

Empreendimentos conscientes apostam em tecnologia para desenvolver o consumo inteligente de água pelos moradores e pelo próprio edifício ou condomínio. 

A preservação do planeta começa pelo recurso que mais tem riscos de escassez, a água potável. De acordo com a Câmara dos Deputados, o déficit de água pode chegar a 40% no mundo todo até 2030. 

Empresas responsáveis já estão incluindo em suas construções as ferramentas necessárias para economizar água. 

Algumas opções incluem chuveiros com baixo fluxo e temporizadores de banho, as máquinas lava-louças também reduzem o consumo consideravelmente, porque gastam uma média de 40 litros, enquanto o método manual de lavagem pode chegar a 100 litros.

Para a economia do condomínio ou do prédio, são utilizadas tecnologias de reaproveitamento

Iluminação consciente

Um dos passos para montar uma estrutura consciente para o apartamento é substituir as lâmpadas fluorescentes. As lâmpadas de LED, também chamadas de moderninhas ecológicas, economizam até 85% de eletricidade e possuem alta durabilidade.

Outra dica é apostar em sensores de movimento para acionar a iluminação dos cômodos. Assim, você não tem mais a desculpa de que esqueceu de apagar a luz, pois esse procedimento estará automatizado.

Gestão de resíduos

A gestão de resíduos pode ser mais eficiente que apenas separar lixo reciclável, orgânico e não reciclável

Existem ideias criativas para reaproveitar os orgânicos, como a criação de uma composteira doméstica, transformando esses resíduos em adubo. 

O adubo produzido pode servir para nutrir as plantas do apartamento, dando ainda mais destaque para áreas verdes.

Aproveitamento da luz natural

Além da energia solar ser utilizada como bateria, ela pode servir como iluminação natural. Os imóveis sustentáveis são desenvolvidos com janelas mais amplas que permitem a entrada da luz durante o dia.

Espaços com conceito aberto também contribuem para o maior aproveitamento do sol, mas também com outros recursos, como a ventilação.

Áreas verdes no apartamento

Aposte em áreas verdes dentro do seu apartamento, a varanda é um ótimo lugar para cultivar plantinhas, por exemplo. O paisagismo traz muitos benefícios estéticos para seu lar e contribui para diminuir a temperatura do ambiente.

Jardins de inverno, verticais e muitos outros são opções interessantes para imóveis sustentáveis. 

Portanto, se estiver buscando um apartamento para morar, invista naqueles que foram projetados sob os pilares da sustentabilidade. A incorporadora e construtora R. Yazbek é responsável por diversos empreendimentos de alto padrão em SP.

Conheça nosso portfólio e descubra mais de 25 anos construindo metros quadrados, confiança, sonhos e laços.