Entenda como financiar um apartamento de alto padrão e realize seu sonho!

Comprar um apartamento é o objetivo de muita gente. Seja como investimento ou para viver com a família. Mas quando o assunto é imóvel de alto padrão, os valores podem estar acima do que você tem em mãos. Assim, se pagar à vista não é possível, entenda como financiar um apartamento e não desistir do seu sonho!

O longo prazo de pagamento de um financiamento de imóvel pode assustar muita gente. Mas entendendo como funciona o processo, quais os tipos de financiamento de apartamento disponíveis e o passo a passo, você estará pronto para ter o seu imóvel!

Neste texto, você vai entender, em detalhes, tudo isso. Desde as vantagens de usar o financiamento para ter um imóvel de alto padrão até as formas de fazer isso. Confira!

Três vantagens de financiar um apartamento

Quando alguém fala em financiamento, muitas vezes, a primeira coisa que vem à cabeça é o longo tempo de pagamento. Porém, mesmo que isso possa ser um pouco difícil no início, financiar um imóvel tem suas vantagens! Especialmente para quem não consegue fazer a compra do apartamento à vista.

Separamos alguns pontos positivos no financiamento de um imóvel para você avaliar:

Ter seu próprio imóvel

Lar doce lar. Se você sonha em ser o proprietário de um imóvel, mas não tem condições de fazer o pagamento à vista, o financiamento pode ser o caminho para a realização desse sonho. Dessa forma, o valor que antes era pago em um imóvel de outra pessoa, agora será usado para pagar o seu próprio cantinho.

Segurança na aquisição

Pode não parecer, mas comprar um imóvel financiado é uma das formas mais seguras de dar esse passo. 

As condições facilitadas de pagamento, a possibilidade de ajustar o tempo e o valor das parcelas e o fato de já estar morando no apartamento enquanto paga são algumas características que trazem tranquilidade para você e sua família.

Usar como investimento

Viver pagando aluguel dá a sensação de que você está gastando dinheiro e não tem resultado? Ao financiar um imóvel, isso muda. Todo mês, ao pagar a parcela, você investe no seu próprio patrimônio. Lá na frente, você pode vender aquele apartamento e lucrar ou, até mesmo, alugar e ter uma renda constante.

Quais são as formas de financiamento para imóveis de alto padrão?

Agora que você já sabe os benefícios de utilizar o financiamento na compra de um imóvel de alto padrão, é hora de entender como fazer isso. 

Antes, é bom relembrar que, na prática, o financiamento é uma forma de empréstimo. Ou seja, alguém vai adiantar o valor para você comprar o apartamento. Então, ao longo de meses e anos, você paga de volta o valor acrescido de juros.

Saiba quais são as formas de empréstimo voltadas para a compra ou construção imobiliária.

SFI

O Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) reúne todos os tipos de financiamento que passam do teto permitido no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Para entender melhor: o SFH é um tipo de financiamento voltado para classes mais baixas. Os programas habitacionais do governo federal são um exemplo de SFH. Porém, neste modelo o imóvel não pode passar de R$ 1,5 milhão.

Já o SFI, fura esse teto e permite a aquisição de imóveis de alto padrão, que possuem valores mais elevados. As principais características deste financiamento são:

• O SFI pode ser usado para imóveis residenciais e comerciais;

• As taxas de juros variam entre 12% e 16% ao ano (um pouco mais alto comparado ao SFH);

• Pode ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas;

• Não há limite de valor do imóvel nem máximo de comprometimento da renda permitido.

Crédito imobiliário

Um dos mais populares tipos de financiamento, este modelo de empréstimo é realizado por bancos e agências financeiras. O objetivo dele é permitir a compra ou construção de uma residência.

Cada banco e instituição financeira que oferece este modelo de crédito possui suas taxas e condições próprias. Por isso, ao se decidir por um financiamento de imóvel de alto padrão, pesquise bastante e opte por aquele que melhor se encaixa no seu orçamento e planejamento.

Negociar com a construtora

Outra possibilidade é realizar o financiamento diretamente com a construtora. Neste caso, há maior flexibilidade de juros e valores de parcela. Por outro lado, há riscos envolvidos. 

Enquanto o financiamento está sendo pago, o bem, neste caso o imóvel, é da empresa que liberou o crédito. Portanto, se essa instituição falir ou passar por alguma crise financeira, você pode ter dores de cabeça inesperadas.

Passo a passo para financiar seu apartamento de alto padrão

Está interessado em adquirir um imóvel de alto padrão por meio de financiamento? Então veja esse passo a passo e saiba qual será o seu caminho até ter a sonhada chave em mãos!

1. Faça uma simulação

Comece pesquisando e simulando as opções de financiamento disponíveis no mercado. Procure entender as taxas praticadas nas instituições, prazo de pagamento e valor das parcelas. Assim, você consegue avaliar qual imóvel pode adquirir.

2. Solicite uma análise de crédito

Esta etapa é importante para a instituição que vai emprestar o dinheiro. Será feita uma análise de risco para eles, na qual vão procurar entender as chances de você quitar ou não o financiamento. Antes de fechar o negócio, você vai precisar passar por esse processo.

3. Acompanhe o andamento da análise

O prazo para liberação do crédito pode variar conforme a instituição. Mas é importante você acompanhar todo o processo. Mantenha-se em contato com a pessoa responsável pelo atendimento para saber o que pode, eventualmente, atrasar o resultado. Caso surja algum problema, já se adiante e apresente o que for necessário para ser solucionado.

4. Avalie o imóvel por meio de uma visita técnica

Não basta conhecer o endereço do apartamento e saber que é um bom bairro. A visita técnica vai dar a noção exata do que está por trás das paredes. Se a parte elétrica está em dia, os canos são novos ou se há infestação de cupins, por exemplo. Tudo isso impacta diretamente no valor do apartamento e, claro, no seu bolso!

5. Formalize a compra

A assinatura do contrato e formalização do processo pode levar alguns dias, já que, provavelmente, será preciso registrar em cartório, conferir documentos e preencher formulários. Deixe uma brecha na sua agenda para cumprir todas as obrigações.

6. Pague as parcelas em dia

Por fim, com as chaves em mãos, não deixe de cumprir com o pagamento do financiamento. Lembre-se que, ao atrasar as parcelas, os juros serão adicionados e todo seu planejamento financeiro vai ficar comprometido.

Agora você já conhece os tipos de financiamento de imóvel de alto padrão e já tem o passo a passo em mãos. A próxima etapa é conhecer o portfólio da R. Yazbek para descobrir as melhores unidades de alto padrão de São Paulo e região.