Toolbar

Entre em Contato
ryazbek@ryazbek.com.br
Assistência técnica
Categorias: Dicas

Tendências em ambientes integrados, inspirações e dicas para inovar sua decoração!

Está procurando um novo imóvel para chamar de lar e gosta de ter espaços personalizados? Com certeza você deve apostar em empreendimentos que apresentem a ideia de ambientes integrados no projeto.

Considerado uma arquitetura inovadora, esse conceito está ganhando espaço não apenas em apartamentos pequenos, mas em edifícios de alto padrão também. As incorporadoras e construtoras estão apostando em lugares mais espaçosos e com grandes possibilidades de personalização.

Mas como decorar ambientes integrados e quais as principais tendências de decoração? Para ajudá-lo a encontrar ideias relevantes de design de interiores montamos este conteúdo.

Ao ler o artigo, você encontrará quatro motivos para ter uma casa com ambientes integrados. Além de saber que cômodos podem compartilhar o mesmo espaço e ótimas dicas inspiradoras para embelezar seu novo lar

4 vantagens de ter ambientes integrados no seu lar

Contar com um ambiente integrado para criação de espaços mais fluidos e aconchegantes permite que famílias se tornem mais próximas. Imagine estar sentada no sofá assistindo a seu programa favorito e ainda assim conseguir conversar com quem está cozinhando?

Sem comentar que espaços amplos permitem uma maior circulação de ar e iluminação natural. Esses dois pontos agregam a ideia de sustentável para um ambiente moderno e sofisticado.

Melhora a socialização familiar

A integração de ambientes com salas de estar, jantar e cozinha agrega valor à socialização familiar e entre amigos. Pois você não vai precisar ficar caminhando de um cômodo para o outro apenas para trocar algumas palavras.

O espaço integrado vai proporcionar a interação entre os moradores ou convidados, enquanto a comida é preparada. Assim, você garante mais tempo para aproveitar a companhia daqueles que considera importantes.

Manter um lugar com essa estrutura torna as refeições mais confortáveis e os encontros entre amigos mais sociáveis.

Flexibilidade

O único limite para o conceito aberto dos ambientes integrados é a criatividade para construir e decorar os espaços. Você consegue combinar cômodos e ter um layout dinâmico com algumas possibilidades.

Por exemplo, você tem filhos e/ou animais ou pretende tê-los em um futuro próximo. Já pensou poder executar todas as tarefas rotineiras e ainda conseguir observá-los sem paredes que os separem?

Espaço mais amplo

A sensação de amplitude é um dos principais pontos da integração de ambientes, pois eles parecem ainda maiores. Essa proposta é muito utilizada para espaços pequenos, mas vem ganhando atenção em imóveis extensos.

Uma sala integrada com a varanda traz um estilo novo para o ambiente, além de despertar  charme e conforto. O piso igual em diferentes lugares dá a sensação de continuidade, conferindo inovação à estrutura do projeto.

Aumento da incidência de luz natural

Em imóveis de alto padrão, o conceito aberto pode entrar como combinação de outra tendência, o luxo sustentável. Esses espaços, projetados com janelas grandes e sem paredes, favorecem a passagem de ar e a iluminação.

Ou seja, você não precisa ficar utilizando arcondicionado ou ventiladores o tempo inteiro e ainda consegue arejar o ambiente. Em relação à luz, o sol é uma ótima fonte de energia, seja para  painéis solares ou para iluminar o espaço.

Portanto, a ausência de divisórias garante um aproveitamento maior da luz natural pelos cômodos. Não havendo necessidade de manter lâmpadas acesas o tempo todo, além do custo-benefício, o ambiente fica mais leve e confortável.

Quais cômodos podem ser integrados?

Além do básico que é a integração da sala e da cozinha, muitas outras áreas da casa podem ser combinadas. Claro que ainda existem alguns pontos que não devem sofrer muitas alterações, como banheiros e quartos, porque essas são áreas privadas que permitem ao morador um momento mais íntimo.

Abaixo, conheça as combinações mais utilizadas que podem trazer harmonia para o ambiente:

Sala e área externa

Lembra que o conceito aberto é uma forma de conectar o ambiente com o sustentável e a natureza? A construção de janelas enormes ou de portas de vidro que ocupam toda a parede permite uma abertura direta para jardins.

Também conhecidas como áreas verdes, esses espaços trazem leveza para a casa e contribuem para a preservação do meio ambiente. Por meio das aberturas que dividem sala e área externa é possível a entrada de iluminação natural e ventilação.

Muitos projetos arquitetônicos de apartamentos incluem o paisagismo como parte do ambiente, por exemplo, com o conceito de jardim vertical.

Sala e escritório

Apesar de o escritório requerer mais privacidade e isolamento, integrá-lo com a sala pode ser uma ideia que agrega estilo. A dica para separar os ambientes é que haja uma porta retrátil que possa ser usada em momentos de reunião.

Para quem trabalha em home office, ter essas opções de design para as áreas contribui para a harmonização. Você consegue ter acesso ao que acontece a sua volta e ainda desempenha suas funções em um local aconchegante.

Sala e cozinha

A sala e a cozinha são ambientes que integrados se tornam a melhor combinação de todas. Afinal, boa parte das interações da casa acontece nesses dois cômodos e, normalmente, quem está em uma área acaba isolado dos demais.

Desse modo, existem muitas possibilidades de decoração que podem influenciar na divisão dos espaços. Alguns exemplos envolvem o próprio sofá fazendo a separação e outros, o uso de ilhas sendo bancadas ou base para o fogão.

Outra proposta é não retirar a parede por completo, deixando a metade para formar uma espécie de balcão. Esse pode se tornar uma mesa, se forem colocadas algumas banquetas. 

Quarto e closet

Ao integrar o quarto com o closet, você elimina as portas e paredes do espaço destinado a guardar seus pertences. Podem ser feitas combinações de prateleiras e estantes para delimitar a área.

Essa ideia traz praticidade para sua rotina, como ter acesso mais rápido para roupas. Uma boa iluminação pode contribuir como detalhe de estilo na junção dos ambientes.

Dicas e inspirações para ambientes integrados

Você já deve ter visto em algum momento que utilizar a própria decoração para delimitar os espaços é uma excelente ideia. Sabe por quê? É por conta da personalidade que desperta no lar.

Separamos algumas dicas inspiradoras para ajudá-lo a decorar os ambientes integrados, confira:

Lustres

Os lustres dão um ar de sofisticação e luxo para sua sala de estar ou de jantar, por exemplo. A iluminação se torna direcionada e cria um clima específico para aquela área, melhorando a visibilidade do espaço. 

Tapetes

Além da proteção que proporcionam aos pisos, os tapetes são excelentes escolhas para dividir os espaços da casa. Desse modo, se você tem sala de estar, jantar e cozinha integradas, o objeto vai demarcar as áreas. Mas cuidado para não exagerar, saiba dosar  adequadamente a distribuição deles.

Móveis

Separar as áreas com os móveis é uma tendência muito utilizada tanto em apartamentos pequenos quanto em imóveis maiores. A mobília dá um toque especial ao layout do ambiente se considerar sofás, bancadas, estantes vazadas, etc. 

Pisos

Assim como o piso igual dá a sensação de continuidade no lugar, o uso de pisos diferentes ajuda a delimitar os espaços. Contudo, é preciso saber escolher as cores e modelos que conversem entre si, para não se tornar algo destoante e sem estilo.

Revestimento 3D

Com a fabricação em diferentes materiais, o revestimento 3D é uma das opções mais procuradas. Isso se deve a sua estrutura proporcionar um visual com maior profundidade do ambiente, basta investir em uma boa iluminação também.

Essas ideias e tendências podem ser pensadas desde o desenvolvimento do projeto do seu apartamento. Basta você acompanhar com a construtora ou incorporadora e deixar a criatividade comandar.

Se ainda está procurando imóveis de alto padrão para aquisição, conheça os empreendimentos da R. Yazbek. Ademais, continue acompanhando nosso blog, vamos manter você atualizado sobre as principais tendências de design de interiores.