Entenda as diferenças entre mármore e granito

Quer entender qual é a diferença entre mármore e granito e como utilizá-los em decorações? Neste conteúdo, mostraremos as principais características desses materiais e os melhores ambientes para utilizá-los. 

Ao decorar ou construir uma casa ou apartamento, algumas dúvidas podem surgir,  desde quais cores utilizar nas paredes, até o acabamento dos revestimentos e bancadas. 

O mármore e o granito são pedras naturais e muito utilizadas nas decorações. Porém, elas possuem algumas diferenças, desde o visual e a estética até a durabilidade, preço entre outras. Continue a leitura para aprender mais sobre o assunto.

Qual é a diferença entre mármore e granito?

A primeira grande diferença dessas pedras é a composição de cada uma. O mármore é uma rocha metamórfica originária do calcário e sua coloração varia dependendo dos minérios presentes. Suas cores podem ser predominantemente branca, creme, preta ou acinzentada com veios escuros e esverdeadas.

Esse termo “rocha metamórfica” é dado porque, inicialmente, era um calcário comum. Depois, a pedra passa por transformações físicas e químicas por causa das altas temperaturas no interior da terra e se modifica a um mármore. 

o granito é composto principalmente pelos minérios quartzo, feldspato e mica. Ele possui características de ser mais rígido e forte do que o mármore. Suas cores são mescladas por conta das disposições dos minerais. O visual do granito também é mais luminoso em comparação ao visual mais uniforme e suave do mármore.

Principais características do mármore

As principais características do mármore são relativas à resistência e durabilidade. O geólogo e mineralogista alemão Friedrich Mohs criou a Escala de Mohs para medir o grau de dureza e resistência dos minerais encontrados na natureza.  O mármore se encontra na posição 3 de 10.

Como grau de comparação podemos citar o diamante, considerado o mais resistente, ocupando a posição 10 na escala. 

No entanto, é importante ressaltar que o mármore possui mais apelo visual e conquista espaços mais privilegiados na decoração, impactando diretamente no seu preço e acabamento

Tipos de mármore

Existem alguns tipos de mármore que podem ser utilizados na decoração, entre eles estão:

• Mármore Carrara: mármore de alta qualidade na cor branca;

• Mármore Piguês: mármore de coloração branca com veios cinzas;

• Mármore Travertino: vários tons de bege a amarronzados;

• Mármore Sivec: branco com fissuras acinzentadas;

• Mármore Calacatta: predominância branca com veios marcantes acinzentados;

• Mármore Crema Marfil: tom de bege com veios acinzentados;

• Mármore Marrom Imperial: marrom marcante com detalhes claros e escuros;

• Mármore Branco Thassos: mármore branco com veios cinza esbranquiçados;

• Mármore Botticino: mármore bege com fendas amarronzadas;

• Mármore Ônix: varia de tons dourado-pálido ao vermelho intenso;

• Mármore Nero Marquina: preto black piano com fendas brancas marcantes.

Principais características do granito

Lembra da Escala Mohs? O granito ocupa a posição 7 de 10, ou seja, é muito mais resistente do que o mármore. A pedra também é menos porosa e suporta melhor o atrito, aconselhável para pisos e bancadas de cozinha já que ele não mancha com facilidade

Mas atente-se porque o granito não é impermeável. Ou seja, ele pode manchar, mas com menos facilidade que o mármore.

Em relação à aparência, o granito possui menos apelo visual. Ou seja, ele é mais recomendado para quem deseja uma estética mais minimalista e não quer dar destaque ao local. 

A maior diferença entre granito e mármore é o preço. O granito é uma pedra achada mais facilmente em territórios brasileiros, assim o valor pode variar entre R$ 150 o m², enquanto o mármore, em sua grande maioria importado, pode ter preços iniciais de R$ 500 o m². 

Tipos de granito

Assim como o mármore, existem alguns tipos de granito que podem ser utilizados para a decoração, entre eles estão: 

• Granito Amarelo Icaraí;

• Granito Amarelo Ornamental;

• Granito Branco Dallas;

• Granito Branco Fortaleza;

• Granito Branco Itaúnas;

• Granito Branco Marfim;

• Granito Branco Siena;

• Granito Preto Absoluto.

Vantagens e desvantagens

Tanto o mármore quanto o granito são pedras incrivelmente fáceis de serem limpas. O recomendado é que se utilize apenas um pano (preferencialmente de microfibra) e água. Assim, é só passar gentilmente e elas ficarão limpas, sem sofrer riscos.

Por outro lado, o mármore pode sofrer riscos por materiais, como o ferro, aço, níquel, entre outros. Ele possui mais porosidade do que o granito, fazendo com que absorva líquidos e manche mais facilmente. Ou seja, sua durabilidade é menor e ele se desgasta mais facilmente com atritos. 

Além disso, o mármore precisa de uma manutenção anual, ou até mesmo duas vezes ao ano, enquanto o granito (que tem maior durabilidade) é recomendado a cada dois anos. 

Utilização do mármore e granito 

Podemos concluir que o granito é uma pedra com maior durabilidade que o mármore, assim, ele pode ser utilizado em bancadas de cozinha ou áreas de serviço, locais que sofrem mais atritos. 

Porém, o que muitos não falam é que o mercado oferece opções de impermeabilizantes de qualidade que permitem a utilização de mármores em áreas molhadas como cozinhas e banheiros, assegurando maior resistência a riscos, absorção de líquidos e corrosões.

E agora? Conseguiu escolher se vai utilizar granito ou mármore na sua decoração? Cada pedra possui suas características e o que deve ser analisado é o estilo da decoração e o valor do orçamento. 

Se você ainda não possui apartamentos de alto padrão que combinam com mármore na decoração, que tal dar uma olhada no portfólio da R. Yazbek? Possuímos imóveis de todos os tamanhos com a qualidade e acabamento que o seu estilo de vida merece.