Descubra como escolher o melhor lustre para sua sala de jantar

A iluminação desempenha um papel fundamental para você que preza pela estética, conforto e usabilidade do seu lar. Essa lógica também se aplica ao lustre para a sala de jantar, que pode ter impactos muito positivos nesse espaço tão especial.

Com os tipos de lustre certos, você valoriza os demais elementos da sua decoração e ainda confere equilíbrio para os níveis de luz. Isso torna o uso da sala muito mais agradável, o que é indispensável para o ambiente.

Afinal, a sala de jantar do apartamento ou da casa é sempre um local que promove ótimos momentos, seja ao reunir a família, receber os amigos ou simplesmente desfrutar aquele prato que você tanto adora.

Mas o que levar em consideração para montar uma sala de jantar com lustre? Quais fatores pesam mais na hora de adquirir essa peça? Neste artigo, separamos as melhores dicas para você fazer uma excelente escolha! Acompanhe. 

Como escolher um lustre para a sala de jantar? 

Ao definir a iluminação para a sala de jantar, tenha as características e finalidades do espaço sempre em vista. Afinal, são esses fatores que determinam a qualidade do projeto luminotécnico de toda a sua casa.

Se você pensar em luminárias para cozinha de apartamentos, por exemplo, o ideal é garantir que elas deixem o local bastante claro. Afinal, o objetivo desse ambiente é preparar as refeições, e você precisa enxergar bem o que está fazendo

Seguindo essa lógica, o melhor lustre para a sala de apartamento seria o contrário: luzes ligeiramente mais fracas e amareladas, porque elas conferem mais aconchego e relaxamento, que é justamente o que se espera desse tipo de cômodo.

Essa relação dos efeitos provocados pela iluminação com a usabilidade de cada espaço se aplica a todo o tipo de local. No caso do lustre para a sala de jantar, há alguns pontos de atenção específicos. Primeiro, lembre-se que essa peça também é um item decorativo

Ou seja, ela deve combinar com os demais itens e ajudar a valorizá-los. Já os tons de luz precisam ser equilibrados, pois sua função é iluminar todo o espaço e também conferir conforto aos seus usuários. Ademais, para acertar na escolha, considere o seguinte: 

Verifique a dimensão do lustre

verifique a dimensão do lustre

A luminária ideal para o ambiente é aquela que respeita suas proporções. Ou seja, não faz sentido adquirir um pequeno lustre para apartamento caso você tenha uma enorme sala na sua casa, e vice-versa. 

Isso também vale para o tamanho da mesa. Se você posicionar um lustre muito grande em cima de uma mesa de dimensões reduzidas, a composição ficará estranha. Portanto, bastante atenção ao espaço disponível e seus elementos

Saiba qual a lâmpada adequada

saiba qual a lâmpada adequada

Lembre-se que o lustre para a sala de jantar é utilizado em um ambiente de convívio, comemorações e ocasiões especiais. Nesse cômodo, as pessoas não fazem a refeição e simplesmente se retiram. Elas tendem a permanecer nele por mais tempo.

Sendo assim, é importante optar por lâmpadas que não emitem muito calor. Os modelos de LED são os atuais “queridinhos” do universo da arquitetura e design de interiores. Além de não esquentarem, eles consomem menos energia e são mais eficientes.

Veja a distância entre a mesa e o lustre

veja a distância entre a mesa e o lustre

O lustre para a sala de jantar deve se integrar à mesa, mas também não pode ficar muito baixo para não bloquear a vista das pessoas sentadas. Em geral, a distância recomendada é de 70cm a 1m em relação ao tampo. 

Nas mesas retangulares, também é possível colocar duas ou três luminárias para a sala de jantar em sequência. Nesses casos, na hora de planejar o cômodo, insira mais pontos de energia no teto, considerando uma distância proporcional para receber cada lustre. 

Defina qual a necessidade da luz

Defina qual a necessidade da luz

Como citamos anteriormente, recomenda-se ter uma luminosidade equilibrada nesse tipo de ambiente. Afinal, a ideia é favorecer a claridade do espaço, mas sem comprometer seu aconchego. Entretanto, tudo depende das suas necessidades.

Um lustre que ilumina bem, composto por duas ou três lâmpadas, é mais indicado caso ele seja o único ponto de luz para a sala de jantar. Já se você utilizar outras fontes de iluminação, não há problemas em escolher um modelo com apenas uma lâmpada. 

Considere o estilo e os móveis do ambiente

Considere o estilo e os móveis do ambiente

Assim como qualquer elemento de decoração, o lustre para a sala de jantar precisa estar alinhado à decoração do ambiente. Mesmo que a ideia seja criar um contraste, é fundamental ater-se ao estilo do cômodo e dos seus móveis.

Por exemplo, se você já possui uma composição elaborada e com peças impactantes, talvez os modelos mais simples acabem combinando melhor. Já se o seu design é minimalista, você pode complementá-lo com um lustre maior ou com mais impacto visual.

Faça a combinação com outros elementos

Faça a combinação com outros elementos

Como você pôde ver, é importante considerar os outros itens de decoração para escolher um lustre e um padrão de iluminação para a sala de jantar que combinem com o espaço. Nesse sentido, um dos elementos que mais exigem atenção é a mesa. 

Normalmente, padrões geométricos inversos funcionam melhor juntos. Ou seja, um bom lustre para mesa quadrada seria aquele com formato redondo ou vertical, enquanto mesas retangulares combinam mais com pendentes ovais, e assim por diante.  

Agora que você já sabe como escolher seu lustre para a sala de jantar, que tal encontrar o melhor imóvel para receber a sua decoração? Conheça o portfólio da construtora e incorporadora R. Yazbek e encontre a unidade que você sempre sonhou!