O que é fachada ativa e quais os benefícios de morar em um empreendimento de uso misto?

O conceito de fachada ativa está relacionado com o uso misto de espaço urbano e espaço privado e espaços públicos. Mesmo sendo uma prática comum de arquitetura e design nos EUA e na Europa, no Brasil ainda há certa resistência.

Contudo, após a criação do último Plano Diretor em 2014, espera-se que as construtoras invistam mais nessa ideia. Assim, se você está buscando um empreendimento novo e com excelente custo-benefício, descubra mais sobre prédios com fachada ativa.

Para isso, continue a leitura deste conteúdo, aqui você vai encontrar:

• O que é fachada ativa?

• Qual a função dessas fachadas?

• Quais as vantagens da fachada ativa na arquitetura dos edifícios?

• O que diz a legislação sobre esse conceito?

Entendendo o conceito de fachada ativa

Opondo-se ao costume comum da construção de grandes muros, a fachada ativa permite a interação entre prédios e calçadas. Edificações comerciais ou de uso misto possuem essa característica, pois permitem que o público visualize o interior do lugar.

Quando são edifícios mistos, é comum que a portaria da área residencial fique separada da fachada. Assim, os moradores têm mais privacidade e segurança em seus lares.

Tendo maior predominância em países europeus e nos EUA, as fachadas ativas estão ainda ganhando espaço no Brasil. 

Grandes centros urbanos já se valiam desse conceito, mas havia certo preconceito, uma parte da população acreditava que essa ideia desvaloriza o imóvel.

Contudo, as mudanças que ocorreram ao longo dos anos também se referem às necessidades das pessoas. Desse modo, eventos como pandemia, isolamento e o home office contribuíram para repensar alguns ideais. 

Portanto, a principal função das fachadas ativas é incentivar o uso dinâmico dos espaços públicos. Contribuindo para que moradores e pedestres impulsionem o comércio de produtos e serviços oferecidos no térreo dos prédios. 

Já faz parte dos planejamentos urbanos de cidades como São Paulo, e investir nesse tipo de imóvel pode apresentar vantagens. O próximo tópico falará sobre todos os benefícios que você pode explorar em empreendimentos com fachada ativa.

Quais são as vantagens de fachadas ativas?

Agora que você sabe o que significa fachada ativa, chegou o momento de conhecer suas principais vantagens. 

O primeiro ponto de destaque é a convivência, ou seja, os moradores do prédio têm opções de comércio no térreo de seus lares. 

Contudo, as pessoas que moram ali não são o único foco da proposta. Quem reside no entorno ou visita o prédio também pode desfrutar dos benefícios de um edifício com fachada ativa.

Dessa forma, quando questionamos as vantagens, além da convivência, podemos dizer que são:

Separação

Mesmo com a ideia do uso misto proposta pela fachada ativa, os moradores do prédio ainda terão sua privacidade. A área comercial disposta no térreo não é ligada, diretamente, com a entrada para a área privada.

Ou seja, os moradores ainda podem contar com um espaço pessoal só deles e ter acesso às lojas, assim como os demais. 

A separação definida no projeto de edificações com fachada ativa é feita pensando no funcionamento eficiente das partes.

Qualidade de vida

A qualidade de vida ofertada por esse tipo de empreendimento deve ser considerada na hora de analisar projetos. Sua multifuncionalidade proporciona benefícios aos moradores.

Consegue imaginar ter acesso a mercados, lojas de vestuário, salão de beleza, barbearia, farmácias, entre outros, sem precisar se deslocar muito? Tudo que você precisa fazer é pegar o elevador e descer até o térreo e pronto!

Além disso, a fachada geral desses prédios costuma ter uma decoração única que torna o ambiente mais agradável. 

Regras

Regras sempre foram importantes para manter a harmonia no convívio em condomínios, o mesmo vale aqui. É possível que, mesmo na planta, o projeto com fachada ativa já possa ter regras para as futuras áreas compartilhadas.

Essas questões também podem ser resolvidas se houver um subcondomínio com representantes das áreas comerciais e residenciais. Assim, todos podem acompanhar a rotina harmônica dos espaços e tomar providências quando necessário.

Para aqueles que estão em busca de um novo imóvel, como você, ter conhecimento prévio dessas regras facilita no processo de decisão.

Segurança

Outro fator importante é relacionado à segurança, e esta deve estar presente em edificações com fachada ativa. A ideia de ser um local com mais movimento intensifica a premissa de que será mais seguro.

Quanto mais pessoas circulam por um local, maiores são as ações para a proteção dessas e de quem reside ali. 

Portanto, ao analisar as opções do mercado imobiliário, considere essas vantagens para prédios com fachada ativa. 

Incentivos e legislação sobre fachada ativa

Muito comum em outros países, o uso de fachada ativa no Brasil ainda não tinha grande destaque até 2014. Nesse ano o modelo foi aprovado e incentivado no Plano Diretor da Gestão Urbana de São Paulo.

O documento visa a tornar os prédios mais dinâmicos e melhorar a mobilidade urbana dos espaços públicos. 

Para haver retorno por parte das construtoras, o Plano Diretor estabelece incentivos ao uso misto nos empreendimentos. Assim, não são computáveis para a área de construção até 50% da parte destinada à fachada ativa.

Em outras palavras, construir edifícios com área comercial no térreo se torna mais econômico para incorporadoras e construtoras.

Com tantos benefícios, escolher empreendimentos com fachada ativa parece uma excelente opção, né? Eles se encaixam perfeitamente em questões relacionadas a custo-benefício.

Agora que você já entendeu o que é fachada ativa e seus diferenciais, compre seu imóvel com a R. Yazbek. Escolha entre diversas opções de edifícios de alto padrão nos melhores bairros de São Paulo.