15 estilos de decoração de interiores para você se inspirar!

Independentemente dos estilos de decoração de interiores que você aplique, lembre-se que eles devem ser: alinhados ao seu perfil; equilibrados entre a funcionalidade e a elegância.

E não há jeito melhor de fazer isso sem, antes, conhecer os estilos mais populares de decoração. Por isso, convidamos você a seguir com a leitura deste post. Assim, você aprende conosco tudo sobre os principais estilos de decoração de interiores para se inspirar!

Conheça os principais estilos de decoração de interiores

Dos clássicos aos contemporâneos: separamos uma lista de estilos de decoração de interiores para que não faltem boas ideias para aplicar no seu lar. Confira!

1. Retrô

Esse é um estilo de decoração que homenageia as cores e formas que fizeram história, no passado, e permanecem atuais. Afinal, grande parte da inspiração utiliza objetos e móveis antigos.

Não se trata, necessariamente, de itens antigos, mas de releituras: eletrodomésticos novos, por exemplo, mas inspirados no design de gerações passadas.

Você, inclusive, já deve ter se deparado com cores vibrantes em itens que remetem às décadas de 1950 e 60. São eles que podem agregar funcionalidade e estilo à sua decoração.

2. Industrial

O modelo industrial pega emprestado um pouquinho de outros estilos de decoração de interiores urbanos. Mas o foco principal do estilo é o aspecto fabril de Nova York das décadas de 1950 a 70. Assim, é possível se deparar com apartamentos e casas que lembram, muito, galpões industriais.

E o que pode ser feito para inspirar-se nesse estilo? Aí vão algumas ideias:

• construção bruta, com tijolos aparentes ou piso de cimento queimado;

• poucos revestimentos;

• instalações elétricas e hidráulicas aparentes.

Você também pode aproveitar o espaço do imóvel integrando ambientes — uma grande característica desse estilo de decoração de interiores.

3. Vintage

Vintage, diferentemente do retrô, realmente usa a nostalgia para compor ambientes. Para isso, reforma e reutiliza móveis e peças que têm, em média, de 60 a 100 anos.

O resultado tende a constituir ambientes românticos, nostálgicos e cores em tons pastel e estampados, especialmente.

4. Minimalista

O minimalismo, por sua vez, é o mais discreto dos estilos de decoração de interiores que vamos tratar neste texto. Ele foge, totalmente, de qualquer excesso e privilegia ambientes:

• limpos;

• funcionais;

• práticos.

Eles tendem a ser modernos, também, com objetos e móveis com designs em ângulos retos. Formas geométricas — desde que simples — também se aplicam.

5. Étnico

Uma verdadeira mistura de culturas e de influências: o estilo de decoração étnico tem muita estampa — muita mesmo! E isso inclui padrões:

• tribais;

• que remetem à cultura de outros países;

• de animais.

Já a mobília tem bastante apreço com a confecção artesanal e a composição preza pelo frescor e pela leveza.

6. Romântico

Luz natural, tecidos leves, estampas delicadas, cores claras… Deu para ter uma ideia de como o estilo de decoração romântico valoriza os ambientes?

A ideia é trazer leveza, sempre, mas isso pode vir com o auxílio de opções descontraídas (como objetos pessoais como elemento de decoração). Não há muita regra além dessa questão de suavizar todas as composições.

7. Clássico

O clássico é aquele que se inspira na arquitetura que ainda influencia muitos projetos arquitetônicos: a grega e a romana.

Requinte, elegância e bastante peça ornamental. Isso, consequentemente, pode requerer mais espaço, mas não é uma regra.

8. Escandinavo

A inspiração desse que é um dos mais recentes estilos de decoração de interiores, baseia-se na neve dos países nórdicos. Logo, o branco é essencial para a composição. Mas, paralelamente a isso, você pode encontrar:

• um conceito minimalista de decoração;

• móveis e objetos com muitas linhas retas;

• cores neutras;

• luz natural.

9. Moderno

O estilo moderno tende a ser conhecido como algo versátil e bastante flexível. Com isso, criam-se decorações mais simples e práticas, favorecendo a funcionalidade em cada cômodo.

Além disso, as cores mais usadas no estilo moderno são neutras ou, ainda, terrosas.

Veja também: conheça 10 perfis do Pinterest para você acompanhar e se inspirar

10. Oriental

Do moderno ao clássico de outras partes do mundo: a decoração oriental se inspira em estampas da cultura do oriente, seus recursos e mobílias.

Com isso, visa-se ao sossego, tranquilidade e funcionalidade, mas sem excessos. Quase um estilo minimalista, mas com mais estampas e adornos coloridos.

11. Rústico e colonial

Aqui, a madeira predomina em um dos estilos de decoração de interiores mais apegados à vida no campo. No estilo rústico e colonial, a grande sacada está no uso de recursos simples e naturais. Além disso, os tons terrosos ditam o tom da composição de todos os ambientes.

12. Provençal

A inspiração para esse estilo de decoração de interiores está entregue no próprio nome: na região da Provença, França. E o que isso significa? Basicamente:

• decoração que remete ao estilo de vida rural de camponeses da França;

• uso de pedra;

• estampas e adornos que lembram os campos de lavanda;

• madeira — especialmente, de demolição com acabamento rústico;

• tons pastel e estampas florais.

13. Rococó

Rococó (ou Rocaille, como é chamado na França) é outro estilo de decoração clássico, que remete ao século 18. Nele, o tom dourado brilha por todos os ambientes e, ainda, vem cheio de adornos e detalhes.

Sua inspiração é pautada na aristocracia da época. Então, exageros são incentivados.

14. Contemporâneo

Esse é outro dos moderníssimos estilos de decoração de interiores: no modelo contemporâneo, temos mais liberdade criativa. Isso permite o uso de arte pessoal, objetos com significados particulares, cores complementares ou contrastantes… Múltiplas possibilidades que dialogam com uma ampla cartela de cores.

Saiba mais: conheça as principais tendências de decoração para 2023

15. High tech

Esse estilo de decoração é quase formulado em tempo real com a primeira e segunda décadas do século 21. Prepare-se para identificar:

• estruturas inteligentes;

• ambientes (e aparelhos) integrados;

• otimização de recursos;

• reúso;

• funcionalidade;

• sofisticação (discreta ou não).

Um uso elevado de tecnologia vai ajudar a proporcionar isso. E deve ser, inclusive, a tônica de muita gente que não abre mão da praticidade e conveniência do universo digital — e que agora também invadiu os estilos de decoração de interiores.

E se estiver em busca de mais inspirações para o seu lar, não pare por aqui: volte à página inicial do nosso blog e encontre muitos outros artigos do seu interesse!