Dicas de decoração para quem vive com cachorro em apartamento

Quem tem um cachorro em casa sabe o quanto ele é parte da família e merece todo o conforto e bem-estar. Mas como conciliar a decoração com as necessidades do cachorro no apartamento? Será que é possível ter um ambiente bonito, funcional e acolhedor para todos?

Neste artigo vamos mostrar que sim! Com algumas dicas práticas e criativas, você pode transformar seu apartamento em um espaço pet-friendly, onde o seu cãozinho se sinta à vontade e seguro. Além disso, vamos indicar soluções que combinam durabilidade, estilo e organização, para que você também possa aproveitar o seu lar sem preocupações.

Confira as nossas sugestões e inspire-se!

Espaços pet-friendly integrados

Uma das primeiras dicas de decoração para quem vive com cachorro em apartamento é integrar os espaços destinados ao pet com o restante do ambiente. Assim, você evita que seu cão se sinta isolado ou entediado, e ainda cria uma harmonia visual na casa.

Por exemplo, você pode aproveitar um cantinho da sala ou do quarto para colocar a caminha do cachorro, escolhendo uma cor e um tecido que combinem com a sua paleta e os seus móveis. Outra ideia é usar uma estante ou um nicho para guardar a ração e os potes de água e comida do pet, criando uma espécie de cozinha canina.

Sobre o banheiro para cachorro em apartamento, uma solução prática e higiênica é criar um espaço em um canto da casa, usando materiais como tapetes higiênicos, grama sintética ou caixas de areia. 

Móveis duráveis e estilosos

Outro aspecto importante na decoração de apartamentos onde vivem cães é a escolha dos móveis. Afinal, eles devem ser resistentes aos arranhões, mordidas e pelos do seu amigo de quatro patas, mas também devem ter um design que valorize o espaço.

Nesse sentido, uma boa opção é optar por móveis de madeira maciça ou MDF, que são mais duráveis e fáceis de limpar do que os de tecido ou couro. Além disso, você pode investir em capas protetoras para os sofás e poltronas, que podem ser removidas e lavadas sempre que necessário.

Outra dica legal é escolher móveis com pés altos ou suspensos, que permitam a circulação do ar e evitam o acúmulo de sujeira e pêlos embaixo deles. Esses móveis também facilitam a movimentação do cachorro pelo apartamento, dando mais liberdade para ele.

Organização inteligente dos brinquedos

Se o seu cachorro é daqueles que adora brincar com vários brinquedos diferentes, você sabe como eles podem se espalhar pela casa e causar bagunça. Por isso, uma das dicas de decoração é organizar os brinquedos do pet de forma inteligente.

Uma ideia simples é usar cestos ou caixas organizadoras para guardar os brinquedos do seu cão, colocando-os em locais de fácil acesso para ele. Assim, você mantém a ordem no ambiente e ainda estimula o pet a buscar os brinquedos favoritos quando quiser se divertir.

Tapetes e revestimentos práticos

Os tapetes e os revestimentos das paredes e do piso também são elementos importantes na decoração de apartamentos onde vivem cães. Eles devem ser práticos, higiênicos e confortáveis para o pet, mas também devem ter um aspecto estético que valorize o espaço.

Para os tapetes, prefira os modelos de fibras sintéticas, como nylon ou poliéster, que são mais fáceis de limpar e não acumulam tanta poeira e pelos. Evite os tapetes felpudos ou peludos, que podem soltar fiapos e causar alergias ou engasgos no seu cachorro.

Para os revestimentos das paredes, opte por tintas laváveis ou impermeáveis, que resistem melhor às manchas e aos arranhões do seu pet. Você também pode usar papel de parede vinílico ou adesivo, que são mais duráveis e fáceis de aplicar.

Já para os revestimentos do piso, escolha materiais que não sejam escorregadios ou que possam machucar as patas do seu cão, como cerâmica, porcelanato ou laminado. Você também pode usar pisos vinílicos ou de borracha, que são mais macios e térmicos, proporcionando mais conforto para o pet.

Cantinho relax para o cão

Por fim, uma das dicas de decoração é criar um cantinho relax para o seu cão, onde ele possa descansar, dormir e se sentir seguro. Esse espaço deve ser tranquilo, arejado e iluminado, e deve ter os itens essenciais para o bem-estar do pet, como uma caminha confortável, uma manta, um travesseiro e alguns brinquedos.

Você pode personalizar esse cantinho com almofadas, quadros ou adesivos com temas relacionados ao seu cachorro, criando uma atmosfera divertida e aconchegante. Você também pode colocar uma casinha ou uma tenda para o seu pet, dando mais privacidade e proteção para ele.

Dicas extras

Além das dicas de decoração que já mencionamos, existem algumas dicas extras que podem ajudar você a tornar seu apartamento mais adequado para o seu cachorro. Veja algumas delas:

  • Mantenha as janelas e as varandas protegidas com telas ou grades, para evitar quedas ou fugas do pet.
  • Evite plantas tóxicas ou espinhosas na decoração, que podem causar intoxicações ou ferimentos no seu cão.
  • Prefira cortinas leves e curtas, que não atrapalhem a visão do pet e não sejam alvo de mordidas ou arranhões.
  • Use aromatizadores naturais ou velas perfumadas para neutralizar os odores do seu cachorro, mas sem exagerar na quantidade ou na intensidade.
  • Limpe o apartamento com frequência, usando produtos específicos para pets ou soluções caseiras à base de vinagre ou bicarbonato de sódio.

Gostou das nossas dicas de decoração? Então, que tal colocá-las em prática e transformar seu lar em um espaço pet-friendly?

Se você está procurando um apartamento que atenda às suas necessidades e às do seu cãozinho, conheça os empreendimentos da R.Yazbek Construtora. São projetos modernos, confortáveis e seguros, que oferecem qualidade de vida para você e para o seu pet. 

Como Incorporadora, cuidamos de cada detalhe, desde a escolha do terreno até o acabamento personalizado. Já como construtora, aplicamos Engenharia de Valor com foco na preservação da qualidade, garantindo padrões elevados em residencial, comercial, educacional, hotelaria, hospitalar, shopping e industrial. 

Acesse o nosso site e saiba mais aqui!