Sofisticação e qualidade de vida: saiba como é morar no Jardins!

Morar no bairro Jardins em São Paulo significa viver em uma região tranquila, arborizada e com as melhores opções em gastronomia e lazer. Essas são apenas algumas das principais características que você encontra nas áreas de alto padrão ao morar em São Paulo.

Administrado pela Subprefeitura de Pinheiros, a região dos Jardins é composta pelos seguintes bairros:

  • Jardim América;
  • Jardim Paulista;
  • Jardim Europa;
  • Jardim Paulistano.

Com localização estratégica, os moradores têm acesso aos pontos mais importantes da cidade. A região dos Jardins é ideal para todos os perfis, desde quem procura tranquilidade e segurança para a família até os que buscam diversão e luxo.

Assim, se você quer entender como é morar em São Paulo, especificamente, no bairro Jardins, continue a leitura deste conteúdo. Nosso propósito é apresentar informações relevantes, como história, descrição dos bairros e benefícios da região.

Tudo sobre o bairro Jardins em SP

O bairro Jardins faz justiça ao nome, pois está localizado em uma região tranquila e arborizada. É próximo de parques, como o Parque Trianon, excelente para quem quer praticar caminhadas ou descansar a mente. Outra opção é o Parque Ibirapuera, que oferece eventos culturais e amplas possibilidades para a prática de esportes.

Como mencionamos, a região dos Jardins é formada por quatro bairros e faz divisa com outros bairros nobres da cidade. Entre eles temos Pinheiros, Paraíso e Itaim Bibi, que são excelentes espaços também.

O Jardim América foi o primeiro a surgir e fez parte de um projeto que utilizava o conceito de cidade-jardim. Tinha o objetivo de construir imóveis de alto padrão na região em terrenos amplos e arborizados.

Por isso, é um local que tem casarões, apartamentos de luxo com características exclusivas. Além disso, o bairro conta com diversas praças, que tornam a região ainda mais bonita e elegante.

Abaixo vamos contextualizar melhor a história dessa região e apresentar os bairros com mais detalhes.

História

Você consegue imaginar que até 1913 os Jardins eram apenas uma área cheia de pântanos? Pois é, somente após esse período é que um plano de habitação foi elaborado pelo arquiteto e urbanista inglês Barry Parker.

Seu propósito era criar uma área residencial exclusiva, com alto padrão e ainda rodeada pela natureza. O Jardim América foi considerado o primeiro bairro na América do Sul a adotar o conceito Garden City

As primeiras construções foram entregues entre 1925 e 1930, começando a modificar a paisagem. Gradualmente foram surgindo prédios luxuosos com infraestruturas completas e muito seguros.

Nos anos seguintes, após o sucesso do Jardim América, veio o Jardim Europa, depois o Jardim Paulista e o Jardim Paulistano. Os novos bairros seguiram um planejamento baseado em construções de luxo e grandes áreas verdes.

As diretrizes incluem ruas curvilíneas com vasto espaço arborizado que se conecta com praças e jardins internos. A oferta de alta qualidade de vida e bem-estar com o meio ambiente tornou a região uma das mais valorizadas em São Paulo.

Bairros

Afinal, onde fica o bairro Jardins em São Paulo? Ele está localizado na região oeste e os bairros são administrados pela Subprefeitura de Pinheiros, outro bairro nobre de SP. 

São aproximadamente 28 ruas nas quais se destacam a variedade gastronômica, propriedades luxuosas, diferentes atrativos noturnos e, claro, as áreas verdes.

Jardim América

Um dos bairros mais nobres de São Paulo, o Jardim América faz divisa com áreas importantes como: Pinheiros, Cerqueira César, Jardim Paulista, Jardim Paulistano e Jardim Europa. Estão presentes cinco consulados nessa região: português, espanhol, chinês, angolano e uruguaio.

Classificado como Zona A pelo Creci-SP, o bairro apresenta muitos pontos de destaque. Confira, na sequência, algumas dicas da área:

  • Mobilidade e saúde: Cruzam pelo bairro importantes vias de acesso ao centro de SP, como Avenidas Brasil e Rebouças. Além disso, possui ciclovias e ciclorrotas perfeitas para quem curte andar de bicicleta e apreciar a beleza da área verde. Os moradores estão bem assistidos em relação à saúde, pois há uma unidade Jardins do Sírio-Libanês e o Instituto de Medicina Avançada (Amato).
  • Educação: Escolas de idiomas, infantis, de música e muitas outras ganham destaque no Jardim América.
  • Lazer e cultura: O principal ponto de lazer são as áreas verdes. Existem em torno de 10 praças distribuídas no bairro. 
  • Gastronomia: Mesmo com uma vasta opção de restaurantes, bares e cafés, a atenção se volta para padarias. Em especial a Galeria dos Pães e a Padoca do Maní.

Jardim Europa

Excelente opção para quem busca conforto, praticidade e segurança, o bairro é rodeado por hospitais, escolas e áreas de lazer. Possui importantes vias de acesso, entre elas a famosa Avenida Faria Lima e a Avenida Nove Julho.

Para ajudá-lo a entender melhor o que vai encontrar por lá, separamos algumas dicas, confira:

  • Mobilidade e saúde: Opções de transporte não faltam na área, incluindo as estações de aluguel de bicicletas e uma ciclovia. No campo da saúde, a região oferece hospitais como a Clínica Cidade Jardim e o Hospital Sancta Maggiore, pertencente ao vizinho Jardim Paulista.
  • Educação: Entre escolas públicas e privadas destacam-se o Colégio Paulistano e a bilíngue Bright Kids. 
  • Lazer e cultura: Ofertas em lazer e cultura não faltam no Jardim Europa, praças, museus, clubes esportivos e muito mais. Museus importantes como MIS (Museu da Imagem e do Som) e MuBE (Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia) estão localizados no próprio bairro.
  • Gastronomia: Parte do roteiro gastronômico da cidade, a área conta com restaurantes, bares e cafeterias para todos os gostos. Desde comida italiana e francesa até a popular comida brasileira.

Jardim Paulista

Com excelente localização e infraestrutura, o Jardim Paulista sedia um dos trechos mais importantes da Avenida Paulista. Também recebeu a classificação de Zona A, sendo considerado um dos bairros mais verticalizados da cidade.

Trata-se de uma região de classe alta, com muita arborização, excelente qualidade de vida e valorização imobiliária. Vamos analisar algumas dicas:

  • Mobilidade e saúde: O privilégio está, até mesmo, na mobilidade, pois você consegue encontrar tudo que procura sem precisar se locomover muito. Em relação aos cuidados com a saúde, a região conta com cerca de 10 hospitais e clínicas médicas, tanto públicos quanto privados.
  • Educação: O Colégio Assunção é um dos mais tradicionais da cidade e está localizado no Jardim Paulista, assim como a escola referência em ensino com novas metodologias, a Escola Concept Brazil.
  • Lazer e cultura: São destaques na região para lazer os Parques Trianon e Ibirapuera, além do Centro de Cultura Fiesp.
  • Gastronomia: É nesse bairro que se encontram alguns dos restaurantes e bares mais agitados de São Paulo.  Entre eles o Rácal e o Mondo Gastronômico.

Jardim Paulistano

A região do Jardim Paulistano conta com lojas de alto padrão, marcas de luxo e ótimos recursos para uma qualidade de vida elevada. Fica bem próxima do Shopping Iguatemi, assim como os Jardins Paulista e Europa.

Outros destaques e dicas você confere abaixo:

  • Mobilidade e saúde: Possui vias de acesso importantes como a Alameda Gabriel Monteiro da Silva. Hospitais e clínicas médicas também estão presentes na área, assim como em sua volta, nos demais bairros.
  • Educação: Para quem procura escolas de referência para os filhos, o Jardim Paulistano conta com o Colégio Madre Alix e a britânica St. Paul’s School.
  • Lazer e cultura: O Museu da Casa Brasileira (MCB) está localizado neste bairro. Na redondeza é possível encontrar parques, clubes, shoppings e diversos outros pontos de diversão.
  • Gastronomia: A culinária da região é extremamente variada, oferecendo opções para todos os gostos. 

Principais benefícios da região

Existem inúmeras vantagens de morar no bairro Jardins SP, principalmente por sua estrutura completa, oferecendo qualidade de vida e sofisticação. Conheça os principais benefícios da região:

Localização Privilegiada

Os Jardins possuem uma localização privilegiada, pois ficam próximos da Avenida Paulista. Outras avenidas importantes também passam pela região, como a Brigadeiro Faria Lima, Nove de Julho e Rebouças. Isso permite que haja proximidade a várias áreas comerciais e facilita o acesso para outros pontos da cidade.

No Jardim Paulista, por exemplo, há fácil acesso à estação Trianon-Masp e Brigadeiro, da Linha Verde do metrô. Assim, há mobilidade por meio do transporte coletivo, facilitando a ligação com outras linhas de metrô. Já no Jardim América, é possível chegar até a Estação Faria Lima, que pertence à Linha Amarela.

Além disso, os Jardins SP também oferecem diversas opções de serviços, como padarias, farmácias e demais comércios úteis. Tudo pensado para atender às necessidades diárias sem precisar de grandes deslocamentos.

A segurança na região é outro fator de destaque, segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. Em 2020, a delegacia da região apontou a ausência de ocorrências para diversos tipos de crimes violentos, como o latrocínio, roubo de veículos, entre outros.

Alta gastronomia

A gastronomia no bairro dos Jardins é uma das melhores e mais premiadas da cidade. A região abriga restaurantes famosos e tradicionais, como o Tordesilhas, que traz no cardápio o melhor da culinária brasileira. Ele também é o vencedor do prêmio dessa categoria do Guia Comer & Beber 2019, da revista Veja São Paulo.

Outra opção é o restaurante D.O.M, do premiado chef Alex Atala, na categoria “A Melhor Cozinha de Autor”. O bairro oferece, ainda, muitas outras opções, como o Chef Rouge, com um cardápio da culinária francesa, que já recebeu prêmios na categoria “O Melhor Francês”; e o restaurante Maní, com receitas da chef Helena Rizzo.

Não podemos deixar de mencionar o Fasano, vencedor do prêmio “O Melhor Italiano”. Há também o restaurante Osteria del Pettirosso, com o melhor da culinária romana, e o Spot, que traz pratos variados no cardápio, entre eles: delícias da culinária francesa e italiana.

Diversidade de entretenimento

Se você pensa mais no lazer e no entretenimento, a região dos Jardins tem muito a oferecer para diferentes estilos de vida. Aos que gostam de praticar esportes, há vários clubes, como o Athletico Paulistano, Esporte Clube Pinheiros, Sociedade Harmonia de Tênis, etc. 

Próximo a locais como o Museu de Arte de São Paulo, o bairro também é rico em referências culturais. Sempre há exposições de artistas consagrados, além do Japan House, para os interessados em cultura japonesa.

Quem gosta de literatura e poesia pode visitar o Casarão das Rosas, que oferece oficinas de criação, palestras e mais. Outras opções na região são o Itaú Cultural, que conta com programação para as mais diferentes áreas culturais. E o Sesc que, além de ser uma opção de esporte e lazer, oferece diversas programações culturais. 

As melhores opções para compras

A região dos Jardins fica próxima às lojas mais luxuosas de São Paulo. A Rua Oscar Freire, por exemplo, é repleta de lojas de alto padrão. Além disso, há a proximidade com diferentes shoppings e centros comerciais, como o Shopping Cidade São Paulo, localizado na Avenida Paulista, o Shopping Iguatemi e o JK Iguatemi, na região da Faria Lima.

Outra opção de compras é o complexo Cidade Matarazzo, um empreendimento considerado ultraluxuoso, mas ainda não está 100% aberto. Contudo, já se estimam números altos em relação a visitas e consumo, pois já conta com um hotel seis estrelas, áreas comerciais e espaço cultural.

Saúde e educação

Em relação à saúde, os Jardins SP abrigam um dos melhores hospitais de São Paulo, o Sancta Maggiore. O Hospital Sírio-libanês é outra opção de qualidade na região, além do Hospital Amato, que atende a diversas especialidades.

As opções na área da educação também são de altíssima qualidade, pois a região conta com escolas renomadas e tradicionais. Como o Dante Alighieri e o Colégio Objetivo, por exemplo. Já para o ensino superior, o bairro oferece a renomada Fundação Getúlio Vargas e a Faculdade Cásper Líbero.

Conheça o Beyond Jardins

Como apresentamos até aqui, as vantagens de morar no bairro Jardins SP são as mais variadas. E você encontra tudo isso nos apartamentos, casas e mansões com uma infraestrutura completa, com tecnologia de ponta.

Entre os imóveis de alto padrão da região, convidamos você a conhecer o Beyond Jardins. O projeto de arquitetura é da MCAA Arquitetos, com decoração de Marília Veiga e paisagismo de Benedito Abbud. e construído pela R. Yazbek incorporadora e construtora.

A sofisticação, amplitude e modernidade tornam o empreendimento de uma torre e 19 unidades algo exclusivo.

A elegância está em todos os detalhes, inclusive nos acabamentos, tudo projetado para atender aos seus sonhos. Entre em nosso site e saiba todos os detalhes sobre esse empreendimento imobiliário.