Dicas para aplicar princípios do Feng Shui e energizar seu lar

Todo mundo deseja ter harmonia e sentir boas energias dentro do seu lar, concorda? Sabia que existe uma técnica milenar que pode proporcionar esse equilíbrio que você precisa no seu apartamento? Estamos falando da arte chinesa do Feng Shui

Já percebeu como, às vezes, as pessoas levam as pressões e o estresse do mundo exterior para o interior das suas casas? Para livrar todo o espaço dessa tensão, é possível organizá-lo com objetos que atraem energias positivas e priorizar apenas as coisas que dão sorte.

Quer entender como isso é possível? Neste artigo, vamos lhe apresentar o que é Feng Shui, suas origens, princípios básicos e algumas dicas especiais sobre como melhorar a energia do ambiente por meio da sua aplicação. Confira! 

O que é Feng Shui? 

Feng Shui é uma  prática pseudocientífica que surgiu há milênios na China antiga. Sua proposta é manipular a energia que existe dentro dos lares. Basicamente, ele visa a dispor os objetos da casa de tal maneira que os estímulos positivos ocupem o lugar daqueles ruins.

Essa energia que se move nos ambientes é chamada de Chi. Sem a devida harmonização do ambiente, o Chi muitas vezes não consegue circular corretamente nem promover benefícios na sua relação com o espaço. 

Em contrapartida, se você aplica o Feng Shui na decoração ou no seu projeto residencial, cada elemento captador de energia é organizado da maneira correta, permitindo que o Chi se movimente livremente e espalhe boas energias. 

Qual a sua origem?

Há mais de 4 mil anos, estudiosos da antiga China notaram que cada ambiente possui energias e vibrações próprias. Por conta disso, a força vital das pessoas (Chi) seria influenciada de acordo com cada espaço. 

A partir de técnicas inspiradas na filosofia taoista, eles criaram uma forma de mapear as características energéticas de diferentes locais. Com isso, seria possível determinar a melhor disposição possível para os objetos, materiais, móveis, cores e demais elementos. 

Por relacionar as forças e energias da natureza em prol do equilíbrio entre o yin e yang, o Feng Shui tem significado literal de “vento-água”, porque ambos são duas manifestações naturais que são vitais para todos os seres vivos. 

6 princípios do Feng Shui 

Na arquitetura, no design de interiores ou na decoração Feng Shui, alguns princípios básicos precisam ser respeitados para que a energia da casa e a da vida sejam elevadas. Conheça os principais e a lógica por trás deles: 

Baguá

No Feng Shui, Baguá é um mapa octogonal que aponta o que deve ser harmonizado nos ambientes de um imóvel. Ele é baseado na planta baixa da residência. Tendo-o em mãos, basta alinhar sua parte de baixo com a parede da porta de entrada e se guiar pelos seus 8 cantos.

Esses cantos são chamados de Guá e representam uma área da vida (Família, Espiritualidade, Trabalho, Prosperidade, Criatividade, Amigos, Relacionamentos e Sucesso). Cada um deles conta com seus próprios significados, cores, elementos e formas. 

Entenda a posição de comando

Todo ambiente tem o seu propósito. Na filosofia Feng Shui, há objetos energéticos em posição de comando, que representam essa finalidade. Eles devem ser destaque no ambiente e inspirar a decoração ou sua disposição como um todo. 

Por exemplo, o elemento de comando de um escritório é a mesa, que deve ficar no centro e nunca de costas para a porta. No quarto, esse objeto seria a cama. Já na sala de estar, trata-se do sofá, e assim por diante. 

Mantenha água corrente em sua área da prosperidade 

Lembra das áreas da vida indicadas pelo Baguá? Enquanto você está projetando com Feng Shui, o mapa vai apontar qual o Guá da Prosperidade na planta da sua residência. Para que ele realmente motive uma vida próspera, o ideal é que o ambiente sempre tenha água corrente.

A forma com que esse elemento será inserido pode variar de acordo com as suas preferências e imaginação. Pode ser um aquário, uma pequena fonte elétrica ou qualquer outra peça que tenha água e se integre à decoração.

Sempre feche a porta do banheiro 

Assim como o Feng Shui indica os pontos residenciais que têm boas energias, como o Guá com o símbolo da prosperidade, por exemplo, ele também aponta em quais locais há forças energéticas ruins. Esse é o caso dos banheiros.

Como se trata do ambiente em que as pessoas deixam suas impurezas orgânicas, ele teoricamente possui maior absorção de energias negativas. Para que elas não se espalhem pela casa, é indicado manter suas portas sempre fechadas. 

Não coloque obstáculos na entrada de casa 

A prática do Feng Shui dá muita importância para a relação entre o fluxo de energia da casa e da rua. Ao mesmo tempo que as pessoas que chegam de fora precisam ser bem-vindas, a área de entrada também deve conferir proteção em relação à agitação dos fluxos externos.

Para isso, a ideia é que a transição entre a parte externa e interior seja fluida. Se for uma casa com jardim, o caminho até à porta deve ser levemente curvo ao invés de reto. Nos apartamentos, o ideal é colocar plantas para a porta de entrada, mas sem obstruí-la. 

Evite objetos pesados no teto ou parede acima da cama 

Não posicionar objetos muito pesados em cima da cabeceira da cama, pela lógica, evita acidentes caso caiam. Além disso, no Feng Shui, essa é uma forma de evitar as preocupações e ansiedades que eles podem provocar no subconsciente. 

Portanto, o recomendado é não colocar nada que tenha peso no teto ou na parede acima da cama. Isso também vale para os espelhos, pois se acredita que eles refletem fluxos energéticos positivos que deveriam permanecer no local.

Feng Shui nos ambientes 

Como você pôde ver, tudo o que influencia a composição dos ambientes pode ser melhorado com o apoio do Feng Shui. Isso inclui alterações nos móveis, cores, materiais e detalhes da decoração ou até mesmo um planejamento prévio na arquitetura e nas etapas da obra do lar.

Independentemente da maneira com que você deseja aplicar a técnica no seu apartamento, há algumas práticas que podem aprimorar a composição e favorecer as energias de cada ambiente. Confira as melhores delas nas dicas que elencamos abaixo: 

Quarto

O quarto está entre os espaços mais importantes para o Feng Shui. Afinal, é nele que descansamos nosso corpo e mente. Por isso, o foco deve ser no bem-estar, no conforto e na proteção de quem dorme no cômodo. 

Para começar, não abra mão de uma decoração leve, com cortinas claras, almofadas e pintura clean, quadros e uma bela composição de colcha. O ideal é que a cama fique encostada na parede, longe da janela e da porta do banheiro, para não sugar as más energias desses locais. 

Banheiro

Como citamos, há muita absorção de fluxos energéticos negativos nos banheiros. Sendo assim, além de manter as suas portas fechadas, faça o mesmo com a tampa do vaso e até com os ralos quando eles não estiverem em uso. 

Outra dica importante, que também vale para os demais cômodos, é incluir plantas na decoração. Por serem elementos naturais, elas proporcionam equilíbrio à energia que circula. Isso sem falar que são uma bela adição à decoração. 

Sala

Já a sala é o local ideal para que você, sua família e os visitantes possam interagir e aproveitar suas companhias. Por isso, ela deve favorecer a convivência e ser agradável. Assim como o quarto, é importante que ela também seja aconchegante e consiga promover relaxamento.

Como o sofá tem posição de comando, ele deve ter destaque e ficar em frente à porta. Inclua também poltronas confortáveis, uma decoração leve, iluminação amena e elementos naturais. A ideia é que as pessoas permaneçam por mais tempo e troquem boas energias no local.

Cozinha

A disposição da cozinha varia muito, de acordo com seu formato e espaço disponível. Apesar disso, o foco sempre deve ser em manter a ordem e a tranquilidade do local. Isso começa pelo fogão, o centro desse espaço. Além dele, mantenha os demais itens sempre limpos. 

Para facilitar, procure por produtos e revestimentos fáceis de lavar. Os utensílios devem permanecer guardados e só ficar à vista na hora do uso. O foco é preservar a ordem, pois isso equilibra as energias do espaço dedicado às refeições diárias. 

Varanda

Por fim, a decoração da varanda deve favorecer um contato leve com a natureza. Além dos vasos de flores, você também pode inserir uma horta vertical. Ela inspira maior cuidado e relação diária com as plantas.

Nos elementos decorativos, prefira tons terrosos e brandos para beneficiar seu relaxamento e reflexão. Contudo, intercale-os  com cores vibrantes, que agregam mais alegria ao espaço e o energizam durante seu uso coletivo. Sinos dos ventos e móbiles também são ótimas pedidas.

Aplique as dicas em um lar com a R. Yazbek

Agora que você já conhece os princípios do Feng Shui, que tal encontrar o seu apartamento dos sonhos para aplicar nossas dicas e torná-lo ainda melhor? 

Conheça o portfólio da R. Yazbek e surpreenda-se com nossos empreendimentos de alto padrão!