5 dicas para você montar uma adega em casa

Você já pensou em ter diversos rótulos de vinho em casa para poder abri-los na ocasião que quiser? Esse é um benefício de ter uma adega em casa. Além disso, com a adega, você pode armazenar as suas bebidas nas condições ideais  de conservação. 

Quer entender quais os benefícios de ter uma adega em casa, como montá-la e quais vinhos ter em uma adega?

Continue a leitura! Neste conteúdo, vamos falar tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Quais os benefícios de ter uma adega em casa?

Existem inúmeros benefícios de ter uma adega. Afinal, não há nada mais elegante do que possuir variados rótulos bem conservados e organizados em casa para servir às visitas na hora que bem entender. 

Além disso, a adega auxilia na conservação do vinho. Outro benefício é o charme de possuir uma em algum cômodo da casa. Ela pode unir a funcionalidade com sua personalidade. Mas lembre-se: a escolha do local é importante para o armazenamento correto dos vinhos.

Como montar uma adega em casa?

Mínima iluminação

Evite locais com alta incidência de luz. O ideal é que a adega fique em um lugar que não tenha iluminação direta. Por isso, procure espaços mais escuros.

Temperatura amena

A temperatura é essencial para o armazenamento dos vinhos. Opte por um espaço para sua adega que fique longe do sol e com temperatura fresca, entre 10 e 16 graus. Os vinhos são sensíveis e podem sofrer danos em locais quentes.

Ambiente calmo e quieto

As vibrações podem trazer danos para as garrafas de vinho. Valorize espaços calmos para sua adega em casa. 

A sala de jantar ou estar são ótimas opções. Além de trazer elegância e sofisticação, imagine como é bom estar com uma companhia na sala, assistindo a um filme e com uma bela taça de vinho. 

A escolha do móvel

Móveis planejados são uma ótima saída, mas não são regra. Você pode aproveitar cada centímetro do espaço com prateleiras, estantes ou aparador. Tudo pode ser adaptado.

Traga cores e elementos que realçam a beleza dos seus rótulos. Além disso, o móvel pode ser em um tom de madeira, valorizando ainda mais o local e sua adega.

Acessórios

Saca-rolhas e taças para cada vinho são importantes para servir as visitas com elegância. Quando for beber, você também pode colocar sua bebida em um decanter, recipiente de cristal que realça o sabor do vinho.

Quais vinhos se deve ter em uma adega?

Os rótulos disponíveis no mercado são variados. Por isso, tenha um balanço entre os diferentes tipos de vinho na sua adega. A organização é essencial para manter a harmonia do espaço. Em nosso blog mais algumas dicas.

Valorize suas preferências de gosto. Destaque seus rótulos preferidos, com acesso fácil e rápido. Além disso, defina critérios para sua organização. 

Lembre-se que cada tipo de vinho precisa da condição ideal de armazenamento.   

Vinho tinto

Um dos rótulos mais clássicos, o vinho tinto deve se destacar em sua adega. Para realçar suas notas, ele deve ser armazenado entre 15 e 18 graus. A temperatura é importante para que o vinho tinto não estrague.   

Vinho branco

Os vinhos brancos são ótimos para colocar na sua adega residencial, porque, nos dias de verão, eles acompanham uma boa salada ou frutos do mar.

Vinho rosé

Os vinhos rosés ou rosados também são bons para ter na sua adega de casa. Eles são ideais para comemorações de eventos especiais ou aniversários. Nós recomendamos os rótulos vindos de Provence, Languedoc e Loire, na França, ou países como Chile e Argentina.

Espumante

Existe algo mais romântico do que abrir um espumante com o seu companheiro? Ter essa bebida na sua miniadega refrigerada é sempre bom para celebrar a vida ao lado de quem ama.

Que tal montar uma adega em um novo apartamento?

Muitas vezes, remodelar sua casa pode não ser a opção mais adequada para criar novos espaços.

Conheça o nosso portfólio e confira opções que agregam beleza e conforto em um local ideal para você e toda a sua família. Entre em contato conosco e crie sua adega em um novo apartamento!