7 benefícios de morar no Alto de Pinheiros!

Já pensou poder viver em um refúgio que valoriza o seu lazer, comodidade e segurança, mas sem precisar abrir mão das possibilidades que só São Paulo oferece? É justamente isso que o Alto de Pinheiros oferece. 

Extremamente bem localizado, para você se conectar facilmente aos principais pontos da cidade, o bairro se destaca pelas áreas verdes, parques e inúmeras opções de serviços, gastronomia e lazer.

Idealizado para ser um bairro-jardim, ele preserva as características do projeto original, com ruas largas e tranquilas, excelente infraestrutura e poucos empreendimentos imobiliários, para que você viva com mais exclusividade.

Quer entender por que o Alto Pinheiros se destaca entre os melhores bairros da cidade de São Paulo? A seguir, conheça sua história, como aproveitar o dia a dia na região, os principais motivos para morar no local e sua melhor opção de empreendimento!

Conheça a origem do bairro Alto de Pinheiros 

O Alto de Pinheiros (SP) surgiu a partir de um loteamento implantado em 1925 pela empresa britânica City of São Paulo Improvements and Freehold Land Company. Conhecida apenas como Companhia City, ela também foi responsável pelos bairros Pacaembu e Jardim América.

Depois que as obras de retificação do Rio Pinheiros, iniciadas em 1928, avançaram e extinguiram o problema de alagamentos da região, o urbanismo do bairro tornou-se uma prioridade em 1937. 

Graças a esse projeto, o local ganhou características únicas. Elas incluem uma ampla área verde, ruas arborizadas, vias mais largas, rotatórias para distribuir melhor o fluxo de trânsito, arquitetura com estilo europeu, entre outros diferenciais que permanecem até os dias de hoje. 

O que fazer no bairro? 

Seja para começar a manhã caminhando nas ruas arborizadas ou encerrar a tarde curtindo uma das vistas de pôr do sol mais belas da cidade, o Alto de Pinheiros (SP) é perfeito para qualquer hora do dia. 

Além das opções de entretenimento, serviços e lazer que apresentaremos adiante, o bairro também oferece um acesso simplificado para alguns dos melhores pontos da vida noturna de São Paulo.

Mesmo sendo um bairro calmo e seguro, é fácil e rápido chegar às noites agitadas da Vila Madalena e de Pinheiros. Além disso, o próprio local possui ótimas alternativas de diversão e gastronomia. Confira algumas delas:  

Restaurantes

Nossa primeira dica gastronômica no Alto dos Pinheiros é o Restaurante Ráscal. Ele possui um ambiente exclusivo para você aproveitar o melhor da gastronomia italiana.

A chef Nadia Pizzo é natural da Ligúria, na Itália, e prepara receitas incríveis. As massas caseiras, saladas especiais, pizzas e demais opções são todas feitas com ingredientes frescos e de altíssima qualidade.

Você pode escolher as opções disponíveis no fogão, ver as massas sendo preparadas, conversar com os cozinheiros e aproveitar os melhores sabores da casa enquanto aprecia um bom vinho.

Outra opção é o Restaurante Cór. Especializado em carnes, ele oferece uma proposta contemporânea. Sua arquitetura industrial conta com uma cozinha aberta e uma churrasqueira visível para você acompanhar os preparos.

Seu principal atrativo é o dry aged. Trata-se de uma maturação a seco das carnes, que podem ficar por mais de 60 dias concentrando sabor e tendo suas fibras quebradas. Trata-se de uma experiência incomparável em termos de aroma e maciez.

Bares

Para curtir um happy hour ou aproveitar a noite em Alto de Pinheiros, São Paulo (SP), o bar Quintal da Imperatriz certamente está entre as melhores opções. Afinal, trata-se da Tap House e loja de fábrica da excelente Cervejaria Imperatriz.

No local, você pode provar todas as variedades oferecidas pela marca, que são servidas em 10 torneiras de chope. Para o acompanhamento, há diversas opções de petiscos. O preferido dos clientes é o croquete de bacalhau.

Outro ponto bastante popular é o Equinox Beer House. Seu ambiente é extremamente descontraído. Inclusive, há uma churrasqueira disponível para a clientela, caso você queira preparar um churrasco com os amigos.

Em alguns dias da semana, o ambiente leve e pet-friendly também ganha o acréscimo de food trucks. Assim, além de aproveitar as diversas torneiras de cerveja, também é possível comer um bom hambúrguer, parilla, entre outras receitas.

Pizzaria

Para finalizar nossas dicas noturnas no Alto de Pinheiros, outra ótima opção de lazer é saborear uma pizza de qualidade premium na Pizzaria San Giuseppe, que já atua há quase 10 anos no bairro.

O lugar é relativamente simples, mas sua pizza chama a atenção. Preparada no forno a lenha, ela é considerada pelos proprietários como a mais gostosa do Brasil. Se isso é verdade ou não, fica difícil discordar depois de provar um pedaço.

7 motivos para morar no Alto de Pinheiros (SP) 

Como você pôde ver, as alternativas gastronômicas do Alto de Pinheiros são ótimas. Mas, para além dessas opções, por que o local se destaca entre os melhores bairros para morar em São Paulo? Confira os 7 principais motivos:

Lazer garantido

Viver no Alto de Pinheiros é estar perto de algumas das principais opções de lazer da cidade. Lá você encontra um dos melhores parques de São Paulo. Estamos falando do Parque Villa Lobos, que fica às margens do Rio Pinheiros.

No local, você pode desfrutar de ciclovias, apreciar o orquidário e o bosque com espécies da Mata Atlântica, utilizar a biblioteca, assistir a apresentações no anfiteatro ou se exercitar nos aparelhos de ginástica, nas quadras, campos e pistas para esportes.

Também vale destacar os clubes esportivos, como o Clube Alto de Pinheiros e Anhembi Tênis Clube. Além da infraestrutura completa para praticar esportes, eles também oferecem espaços para eventos, shows e outras atividades culturais.

Qualidade de vida

Graças à ampla arborização, excelente infraestrutura, às inúmeras opções de entretenimento e lazer, além da própria qualidade das moradias, o Alto de Pinheiros oferece o que há de melhor em termos de qualidade de vida.

Para você ter ideia, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do bairro é de 0,955. Trata-se de um valor considerado muito alto. Em comparação com outros 96 distritos de São Paulo, ele fica em quinto lugar.

Verde

Seria impossível tratar sobre os atrativos do bairro Alto de Pinheiros sem reforçar a beleza e qualidade de sua área verde. Graças ao seu projeto quase centenário, o local se destaca pelas ruas amplas e repletas de árvores.

A arborização ainda é somada às praças da região, que têm 732 mil m² de área verde. Para começar, há o já citado Parque Villa Lobos. O orquidário, o bosque com Mata Atlântica, a vista para o rio e o anfiteatro aberto de 750 lugares são ideais para apreciar o verde. 

Entre o bairro e a Vila Madalena também está a Praça Pôr do Sol. Como o próprio nome sugere, ela está entre os melhores pontos da capital para ver o sol se pôr em meio aos arranha-céus.

O espaço também é excelente para a práticas ao ar livre, com uma ampla extensão de área verde para caminhar, meditar, passear com os pets, fazer um bom piquenique ou simplesmente admirar a paisagem. 

Opções de comércio e serviços

Além dos bares e restaurantes de alta gastronomia, os moradores do Alto de Pinheiros ainda podem desfrutar da comodidade e excelência do Shopping Villa Lobos. Trata-se de um centro comercial de três andares, com lojas para todos os gostos e necessidades.

Na região, você também encontra diversas outras opções para suas compras, como o mercado Pão de Açúcar, Carrefour, Minuto Pão de Açúcar, St. Marche, Natural da Terra, FNAC, Decathlon, entre outras.

Educação

Outro fator que faz muitas famílias de alta renda buscarem por um imóvel no bairro Alto de Pinheiros é a qualidade de ensino. O local conta com uma boa quantidade de escolas particulares e instituições de renome. 

Inclusive, algumas dessas opções são bilíngues e de aprendizagem internacional. Entre os centros de ensino mais tradicionais, destacam-se o Colégio Santa Cruz, Colégio Vera Cruz, Colégio Palmares, Oswald de Andrade e Rainha da Paz.

A localização também é privilegiada para o ensino superior. A Universidade de São Paulo (USP), que é considerada a maior e mais relevante universidade pública brasileira, fica do outro lado do Rio Pinheiros.

Cultura

Além do teatro, cinema, gastronomia e lazer, o Alto de Pinheiros também recebe inúmeras atividades culturais e educativas. Elas incluem shows, exposições de arte, oficinas, cursos e palestras.

A maioria desses eventos ocorre na Casa de Cultura do Parque. O local conta com 1,5 mil metros quadrados, grandes jardins integrados e paisagismo contemporâneo. Clique aqui para acompanhar a programação da casa.

Bem localizado

Localizado na Zona Oeste de São Paulo, o bairro integra a subprefeitura de Pinheiros. Às margens do Rio Pinheiros, ele fica logo ao lado dos bairros Vila Madalena e Pinheiros, que estão entre os destinos preferidos da capital paulista.

A região onde fica o Alto de Pinheiros também é integrada à Linha 4 Amarela do metrô e fica muito próxima de aeroportos importantes. Em menos de 20 minutos, é possível chegar no Aeroporto de Congonhas. Já o Aeroporto Internacional de Guarulhos fica a apenas 40 minutos.

Sua mobilidade urbana é excelente. O bairro tem vias de acesso importantes, como as avenidas Prof. Fonseca Rodrigues e Pedroso de Morais. Ainda há fácil trânsito para a avenida Brigadeiro Faria Lima e Marginal Pinheiros.

Conheça o Madrigal!

Não faltam motivos para comprar um apartamento no Alto de Pinheiros, concorda? Com a R. Yazbek, você tem a possibilidade de viver na melhor rua do bairro, dentro de um condomínio de alto padrão.

Localizado na Rua Isabel de Castela, a 400 metros da Praça Pôr do Sol, está o Madrigal Alto de Pinheiros. Trata-se de um empreendimento diferenciado, para você aproveitar o melhor que a região tem a lhe oferecer.

Exclusivo, o prédio conta com apenas 45 unidades de 90,10 m². Você pode escolher entre opções com 2 suítes ou 3 dormitórios e 2 ou 3 vagas de garagem. Nas áreas comuns, há inúmeras comodidades, como: 

• Salão de festas com espaço gourmet e terraço;

• Churrasqueira e forno de pizza;

• Piscina com raia de 25m;

• Praça;

• Pet Place;

• Espaço Kids; 

• Playground;

• Fitness;

• Bicicletário.

Além de completo, o edifício também é lindo e voltado ao bem-estar dos moradores. Seu projeto arquitetônico foi assinado por Jonas Birger. Já a decoração é de João Armentano, enquanto o paisagismo foi elaborado por Renata Tilli. 

Conte com as experiências que só Alto de Pinheiros oferece e more em um espaço exclusivo, com tudo o que você precisa para viver bem! Explore cada detalhe do Madrigal no site da R. Yazbek e descubra como ele pode transformar a sua qualidade de vida.